×
Empreendedorismo

Mais de 800 alunos de Manaus são aprovados em curso de empreendedorismo

Na próxima fase, os alunos da rede irão submeter seus projetos aprovados para aplicar e realizar uma apresentação na Feira do Empreendedorismo Estudantil do Amazonas

Alunos aprovados
A parceria com a Secretaria de Educação beneficiou 859 alunos da rede pública. - Victor Mamede/Seduc-AM

Manaus (AM) – Estudantes da Escola Estadual Tiradentes, localizada no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus, foram aprovados na 1ª fase do curso “Como iniciar um pequeno negócio”, ministrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A parceria com a Secretaria de Educação beneficiou 859 alunos da rede pública da capital, que foram capacitados e certificados.

O curso faz parte do projeto Educação Empreendedora, um dos 13 projetos prioritários do programa Educa+Amazonas, do Governo do Amazonas, que foi implementado na rede estadual de ensino com o objetivo de preparar os estudantes para a realidade e os desafios do mercado de trabalho.

Na escola Tiradentes, foram aprovados todos os 14 estudantes participantes. As aulas foram ministradas presencialmente, em uma semana, no contraturno do ensino regular. A carga horária é de 26 horas, com a certificação ao final.

Hector James Batista. – Victor Mamede/Seduc-AM

O estudante Hector James Batista, de 16 anos, disse estar feliz com o curso. Ele conta que, além de poder ter essa oportunidade na escola, aprender com seus colegas e poder implementar isso no futuro é gratificante.

Com o projeto eu pude ter noção de como é organizar, planejar e criar uma empresa do zero, e assim eu pude ter uma base de como iniciar o meu sonho, que é ter um empreendimento só meu. Além disso, foi muito legal poder interagir com meus colegas, criar uma ideia e aprender com isso foi incrível”, comenta Hector.

A aluna Joia Mara Gonçalves, da 3º série do Ensino Médio, reitera que com o curso poderá usar o empreendedorismo na sua futura profissão de esteticista.

Pretendo fazer o curso de estética na faculdade, então com o projeto eu pude aprender a como chamar os clientes, como criar uma clínica de estética, uma empresa, e organizar seu marketing, funcionários, entre outras coisas”, diz Joia.

Joia Mara Gonçalves. – Victor Mamede/Seduc-AM

Segunda fase

Na próxima fase, os alunos da rede irão submeter seus projetos aprovados para aplicar e realizar uma apresentação na Feira do Empreendedorismo Estudantil do Amazonas, que ocorrerá ao fim do curso.

Jorge Elias Lujan, de 17 anos, diz estar empolgado com o curso, com tudo que aprendeu, e já pensa no que poderá realizar com o projeto.

Ele reforça que está se preparando para a próxima etapa estudando os conteúdos e como aplicá-los.

Para mim foi uma experiência muito boa, criar e planejar uma empresa foi muito divertido e legal. Eu criei uma empresa de eletrodomésticos com meus colegas, então espero poder continuar o projeto e aplicar na minha vida, na feira”, comenta Lujan.

Jorge Elias Lujan. – Victor Mamede/Seduc-AM

Educação Empreendedora

Victor Mamede/Seduc-AM

O Educação Empreendedora é um projeto desenhado para alunos do Ensino Médio, em alinhamento aos pressupostos do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para que possam desenvolver habilidades e competências para pensar negócios e desenvolvê-los sob o prisma das ciências que norteiam as iniciativas empreendedoras.

Além da leitura de mercado, os estudantes estarão preparados para identificar oportunidades e criar planos de negócios, que serão apresentados na Feira do Empreendedorismo Estudantil do Amazonas.

Essa iniciativa cria um ambiente adequado ao desenvolvimento de startups e fomento de novos negócios.

*Agência Amazonas

Fotos: Victor Mamede/Seduc-AM

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Manaus ocupa o 3º lugar no ranking de Empreendedorismo

Curso “Formação de Startups” encerra com 100% de participação em Manaus

Quer empreender “do zero”? Manaus oferta 100 vagas para curso gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.