O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu nesta terça-feira (19), representantes de 15 países da América Latina e do Caribe em visita à Creche Municipal Professora Libânia Theodora Rodrigues Ferreira, na zona Oeste. A missão técnica internacional é organizada pela FAO, Governo Federal, Prefeitura de Manaus e Rede de Alimentação Escolar Sustentável (Raes), com objetivo de conhecer experiências de merenda escolar na Amazônia.
Modelo de referência em alimentação escolar
Durante a apresentação do programa “Programas de Alimentación Escolas Implementados em la Amazonía”, David Almeida destacou que Manaus atende mais de 250 mil alunos em 516 escolas, com investimento anual de cerca de R$ 130 milhões, parte destinada à agricultura familiar.
O modelo manauara prioriza refeições salgadas e nutritivas, com carne, peixe e frango, além de sucos naturais e alimentos regionais, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Reconhecimento internacional
A coordenadora da FAO, Najla Veloso, ressaltou que Manaus possui estrutura de logística e gestão reconhecida internacionalmente, servindo de exemplo para a América Latina e Caribe. Representantes de Paraguai e outros países destacaram a valorização da agricultura familiar e a atenção à primeira infância como pontos fortes do programa.
Impacto na educação
Segundo o secretário municipal de Educação, Júnior Mar, a alimentação escolar contribui para a aprendizagem e para o IDEB de Manaus, consolidando a cidade como referência em políticas públicas de merenda escolar.
Leia mais:
G20 Social pede trabalho decente e soberania alimentar contra fome
