×
Tecnologia e negócios

ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 traz investidores da região Norte para Manaus

Atores de segmentos públicos e privados garantiram que a ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 tenha seus espaços praticamente completos

Manaus (AM) – Com menos de um mês para o início da maior feira de tecnologia e negócios da região Norte, atores de segmentos públicos e privados ligados aos ecossistemas de tecnologia da informação e comunicação (TIC), e bioeconomia garantiram que a ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 tenha seus espaços praticamente completos.

A forte busca – intensificada com a proximidade da realização do evento, que ocorrerá de 28 a 30 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus, demonstra a relevância que a feira apresenta para todos que participam, fato comprovado pelos resultados obtidos já na primeira edição, em 2022.

“Hoje temos mais de 90% dos espaços de exposição preenchidos por empresas, startups e demais instituições públicas e privadas que veem a ExpoAmazônia como o local perfeito para a realização de negócios e networking. Isso se deve a diversos fatores, que vão desde a projeção do ecossistema local de inovação no cenário nacional e internacional ao crescimento de atividades relacionadas à bioeconomia e biotecnologia, tendo a Amazônia uma marca que constantemente se fortalece em todo o mundo”,

afirma Murilo Monteiro, diretor-executivo da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), uma das instituições organizadoras do evento.

Os negócios promovidos na ExpoAmazônia Bio&TIC em 2022, que acumularam aproximadamente R$ 2,5 milhões em negociações diretas e mais de R$ 35 milhões em negócios prospectados, destacam a feira como o espaço certo para quem visa apresentar sua marca e interagir com players locais, nacionais e internacionais.

“A ExpoAmazônia Bio&TIC rapidamente consolidou-se como uma feira de networking e negócios. A grande adesão de empresas nascentes de base tecnológica e de empresas já estabelecidas no mercado tem sido intensificada pelo retorno que a feira leva a seus participantes. E a integração com agentes públicos contribui para que a interlocução de todos os players avance, o que reforça objetivos de integrar e consolidar os vetores econômicos não apenas na região, mas em todo o país”, comenta Vânia Thaumaturgo, presidente do Conselho de Administração da APDM.

Oportunidades de emprego e renda

Para o secretário Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação de Manaus (Semtepi), Radyr Júnior, instituição que representa a Prefeitura de Manaus na organização da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, “um dos fatores de sucesso do evento será o trabalho em conjunto dos organizadores para movimentar a economia local criando oportunidades para os setores da Bioeconomia e da Tecnologia da Informação e Comunicação, podendo gerar emprego e renda por meio da difusão e popularização da ciência, tecnologia e da inovação, fazendo com que o compartilhamento desse conhecimento seja mais acessível a todos”.

Além das oportunidades mencionadas pelo titular da Semtepi, há também a chance de aprender mais sobre temas relevantes para os ecossistemas de inovação, com a confirmação de palestrantes renomados nas “trilhas de conhecimento”, espaço dedicado a reunir representantes de destaque em diversas áreas para apresentarem cases de sucesso, debaterem temas atuais com o público e trocarem experiências com todos que atuam com temas relativos à tecnologia, bioeconomia e sustentabilidade.

“A ExpoAmazônia Bio&TIC traz para o estado a oportunidade de reunir agentes importantes em segmentos que podem contribuir fortemente com o avanço de vetores sustentáveis e complementares. Precisamos apoiar as iniciativas que transformam positivamente a realidade socioeconômica do Amazonas e a ExpoAmazônia Bio&TIC tem esse viés, além de ser uma vitrine de negócios e serviços da região para o Brasil e o mundo”, repercute Jeibi Medeiros, secretário-executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), representante do Governo do Amazonas na organização.

Segmento em evidência

Outro organizador da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) notou que a busca de atores ligados à bioeconomia, entre palestrantes e expositores, cresceu exponencialmente para esta segunda edição do evento em comparação à primeira feira realizada no ano passado.

“A bioeconomia, a economia verde, a sustentabilidade, estes são temas em muita evidência em todo o mundo. Mas quando falamos de Amazônia, o destaque é ainda maior”,

afirma Carlos Koury, diretor de inovação em bioeconomia da instituição e coordenador do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio).

“Falar sobre bioeconomia no meio da maior floresta sociobiodiversa do planeta tem um significado ainda maior, pois temos a noção do quanto precisamos aprender sobre o que a floresta tem a nos oferecer e o tamanho do desafio que temos à frente para consolidarmos a bioeconomia na região”, complementa.

Sobre

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

Além de discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia, a feira visa fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e integrá-los constantemente com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Capacitação em confeitaria para empreendedores de Manaus buscando renda extra no fim de ano

Consultor orienta sobre o uso do LinkedIn para se destacar no mercado de trabalho

Comércio aguarda festas de fim de ano com expectativa de aumento nas vendas em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *