×
Capoeirista

Amazonenses recebem título inédito de Doutor Honoris Causa em universidade de Portugal

Solenidade ocorreu em Lisboa, Portugal, nesta sexta-feira (8)

Foto: arquivo pessoal.

Os capoeiristas amazonenses Angelo dos Anjos Oliveira, o mestre “Capacete Baraúna” e Felipe Barbosa de Oliveira, o “Mestre Fofinho”, receberam, nesta sexta-feira (8), o título de Doutor Honoris Causa, concedido pelaFaculdade Febraica, Universidade de Lisboa e Ordem dos Capelães do Brasil
(OCB), em Lisboa, Portugal, por sua contribuição em atividades socioculturais que celebra a cultura popular brasileira de matriz afroindígena, por meio da capoeiragem.

Ambos os mestres são representantes da Escola Internacional de Capoeira Angola Matumbé, discípulos de Luiz Carlos Bonates, o “Mestre KK”, um dos maiores nomes da Capoeira do Estado do Amazonas. A Escola Matumbé é a única fundada em Manaus que ganhou repercussão internacional, tendo projetos em andamento na Itália, Espanha, França e Luxemburgo.

Para o mestre “Capacete”, o sentimento com o título é de gratidão e satisfação com o reconhecimento do trabalho e trajetória. Entre os homenageados, houve também outros representantes da cultura afro-brasileira recebendo a honraria.

“No momento pensei também em muitos dos nossos ‘Griôs’, dos inúmeros grandes detentores do conhecimento da nossa cultura brasileira, que mereciam e merecem a mesma homenagem, a mesma honraria e, infelizmente, muitos não recebem os seus devidos reconhecimentos e respeito, isso significa o quanto devemos continuar insistindo e lutando para desconstruir formatos educacionais que aprisionam o esclarecimento, que impedem e impossibilitam as pessoas de conhecerem esses valores e suas riquezas culturais”, declarou.

Foto: arquivo pessoal.

Com a solenidade, os mestres “Capacete Baraúna” e “Felipe Fotinho” foram os primeiros amazonenses a receber o título de Doutor Honoris Causa como Mestres de Capoeira por seus serviços prestados a humanidade, o que também representa uma vitória para comunidade capeiristica, devido ao reconhecimento de sua importância para a formação humana e potencialidade de transformar vidas.

Contribuição para a capoeira

O alcance da arte do mestre transpassou as fronteiras do Amazonas, Brasil e chegou na Europa. Atualmente, é o diretor e coordenador da Escola Internacional de Capoeira Angola Matumbé, que possui unidades na Itália, Espanha, França e Luxemburgo.

Além disso, fundou o Centro de Cultura Brasileira Ilê Odara, onde desenvolve atividades socioculturais na capital italiana em que celebra a cultura popular brasileira de matriz afroindígena com os fundamentos da Capoeira Angola, os saberes dos mestres baianos e também outras manifestações culturais brasileiras, como: forró, samba, coco de Pernambuco e danças de matriz africana.

Para o mestre, a capoeira se apresenta como uma luta de resistência e é fruto da necessidade de liberdade do povo escravizado no Brasil, sendo a missão principal a transmissão dessa consciência para outros países. No território internacional, o ocidentalismo desafia o ensino da capoeira, assim como a língua e tecnologia também representam um obstáculo a ser vencido, sobretudo, ao compreender que a arte leva a riqueza dos povos agrafos, por isso, há a relevância de ser aprendida em comunidade.

A relação entre Brasil e Itália é aproveitada pelo mestre para o desenvolvimento da capoeira, devido a cooperação histórica, política e social entre as duas nações. Desta forma, Angelo aponta que a Itália está “embrasileirada”, a partir da presença expressiva de imigrantes brasileiros, o que torna as expressões culturais mais normalizadas pelos italianos.

Além do eixo Brasil-Itália, Angelo já ministrou aulas na Coreia do Sul, Tailândia, Jamaica, Alemanha, Islândia, Holanda, França, Portugal, Jordânia, Finlândia, Bélgica, Suécia, Espanha, Inglaterra, Suíça, Cabo Verde, Japão, entre muitos outros países. Assim como costuma participar de eventos profissionalizantes e culturais.

A transmissão da capoeira Angola é o principal objetivo do mestre Angelo “Capacete Baraúna”. Além de continuar o projeto na Itália, busca transformar vidas por meio da cultura, proporcionando qualidade de vida e evolução humana em todos os setores.

Leia mais:

Histórico da Capoeira no Amazonas vira destaque em livro

Prática da capoeira conquista crianças e adolescentes no AM

Evento de capoeira acontece no próximo sábado (30) em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *