×
levantamento

Brasileiros compram ovos de Páscoa mais caros este ano

Os bombons acumulam alta de 11,14% no mesmo período

Quem está em busca de chocolates para dar de presente na Páscoa deverá se deparar com preços mais salgados. Os ovos de Páscoa subiram, em média, 10,33% este ano. Já os bombons acumulam alta de 11,14% no mesmo período e foram os itens que mais subiram da cesta. É o que mostra o levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) que reúne itens típicos da data. As informações são do site O Globo.

A pesquisa se baseou nos preços médios apurados semanas antes da Páscoa. Em 2024, considerou do dia 19 de fevereiro até o dia 17 de março. Já em 2023, pesquisou os custos entre os dias 6 de março até 2 de abril.

Brasileiro substitui o bacalhau

A surpresa na pesquisa fica por conta do bacalhau, que registrou uma redução de 2,97% no preço. O item é um dos mais procurados durante a quaresma e a Semana Santa.

Segundo Guilherme Moreira, coordenador do índice IPC-FIPE, o item costuma ter aumento de preços nesta época, mas o comportamento este ano tem sido um pouco diferente.

Só que a alta dos alimentos no início do ano, por conta do El Niño, afetou o poder de compra do consumidor. “Considerando que o bacalhau é mais ‘nobre’, pode estar havendo uma substituição para outros peixes mais baratos, segurando assim um pouco esses aumentos”, explica.

Os pescados tiveram alta de 4,38%. Entre eles, a maior alta foi observada na corvina, que ficou 8,11% mais cara. A sardinha, por outro lado, teve deflação de 6,26%.

Leia mais:

Confira os horários de funcionamento do comércio de Manaus na Semana Santa

Feira de Páscoa oferta produtos exclusivos e personalizados em Manaus

Procon-AM dá dicas de segurança para as compras da Semana Santa e Páscoa

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *