×
Estiagem

Descida do rio Solimões preocupa população de Tabatinga

Descida das águas antes do período de estiagem deixou cidadãos em alerta

Foto: Reprodução

Tabatinga (AM) — Moradores do município de Tabatinga, no interior do Amazonas, publicaram um vídeo nas redes sociais mostrando a atual situação do rio Solimões no porto da cidade. Dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), apontaram haver descidas médias diárias na ordem de 15 cm.

Nesta segunda (17), o Solimões já media 7,89m. Há um ano, quando foi registrado a seca histórica, o rio media 10,6m, ou seja, uma diferença de 2,74m.

Por meio de vídeos, publicado por moradores, é possível ver que parte do orla da cidade, que ano passado ainda estava coberto pela água, este ano há apenas a presença de um pequeno lago.

O boletim do SGB também indicou que os rios Amazonas, Madeira e Negro apresentaram vazantes em São Gabriel da Cachoeira, Parintins e Itacoatiara, Porto Velho (RO), Rio Branco (RR), Óbidos e Santarém (PA), nesta última semana.

Na capital amazonense, a medição feita pelo Porto de Manaus demonstra que o Rio Negro subiu um centímetro no domingo (16), alcançando a marca dos 26m85. Nesta segunda-feira (17), o nível permaneceu estável.

Medidas preventivas

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil, intensifica a adoção de medidas preventivas e uso racional de recursos naturais para a população dos municípios que moram em áreas de risco com o intuito de minimizar os efeitos da estiagem neste ano no estado.

O secretário da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, enfatizou que as orientações precisam ser adotadas, principalmente, por quem mora em áreas de risco. 

“Há uma probabilidade de ter uma estiagem, e temos o compromisso de levar recomendações necessárias para que a população possa estar preparada, tendo aí uma atenção especial para as pessoas que moram em área de risco e os mais vulneráveis. Temos que consumir de forma racional os recursos e evitar desperdícios”,

disse o coronel.

Orientações

Manter-se informado: fique atualizado com informações oficiais sobre a estiagem e alertas de emergência. Siga sempre as orientações das autoridades locais para sua segurança e a de sua comunidade.

Uso racional de água e energia: desligue aparelhos quando não estiver em uso e opte por lâmpadas de baixo consumo para economizar energia; armazene água potável, feche as torneiras, conserte vazamentos e reutilize a água sempre que possível.

Leia mais

Marinha autoriza Grupo Chibatão a instalar píer flutuante para amenizar impactos da estiagem no AM

Unicef e Governo do Amazonas alinham estratégias para reduzir os impactos da Estiagem

Wilson Lima reúne secretários para antecipação de ações para o período de estiagem em 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *