×
frança

Catedral de Notre-Dame reabre em Paris cinco anos após incêndio

Reabertura era promessa de Macron, que enfrenta crise política na França

Monumento está aberto para visitação novamente
Monumento está aberto para visitação novamente. Foto: Stephane de Sakutin/AP

A Catedral de Notre-Dame, em Paris, reabriu ao público, neste sábado (7), após uma restauração de cinco anos dos danos causados por um incêndio em 2019. O monumento, juntamente com a Torre Eiffel, é um dos maiores atrativos de Paris e uma das principais obras de arte gótica, com mais de 800 anos de história.

A recuperação da Catedral em cinco anos era uma promessa de Macron para os franceses. O presidente fará um discurso em frente à catedral para os fiéis católicos romanos, autoridades estrangeiras e doadores que contribuíram para a reforma.

No domingo (8), a catedral celebrará uma missa para consagrar o altar. Macron e cerca de 170 bispos da França e de outros lugares devem comparecer, assim como padres das 106 paróquias de Paris.

Únicas mudanças foram a inclusão de proteções modernas contra incêndio na cobertura. Foto: Christophe Petit Tesson/AP

Restauração

A torre da catedral foi reconstruída como era: uma estrutura de carvalho coberta de chumbo, com uma cruz acima e um galo de cobre com vista para Paris. O sótão medieval, uma treliça de vigas de carvalho antigas conhecidas como “a floresta”, também foi restaurado da maneira original.

As únicas mudanças foram a inclusão de proteções modernas contra incêndio na cobertura, ausentes em 2019. Elas incluem dispositivos de nebulização, paredes corta-fogo, câmeras térmicas e tábuas de telhado mais grossas, que têm combustão mais lenta.

Apesar da reabertura, as reformas na parte externa continuarão por mais alguns anos. Cerca de € 142 milhões (R$ 912 milhões) que resta das doações será usada para restaurar seções, incluindo a sacristia e os arcobotantes, que estavam desgastados antes do incêndio.

*Com informações de Terra

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *