O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ foi indicado a três categorias do Oscar 2025, com a atriz Fernanda Torres indicada ao prêmio de Melhor Atriz e a produção, por sua vez, indicada em duas categorias: Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. Para críticos de cinema de Manaus, as seleções da obra exaltam as produções nacionais e trazem olhares de todo o mundo para a arte brasileira.
Opinião do Cine Set
Para entender melhor este sucesso do filme do renomado diretor Walter Salles, o Em Tempo conversou com três críticos do Cine Set: Danilo Areosa, Leonardo Veloso e Pâmela Eurídice, que compõem o site amazonense referência na produção de conteúdo e análises sobre cinema de todo o mundo. Em comum, o trio considera as indicações, realizadas na quinta-feira (23), um marco do cinema brasileiro.
Segundo Pâmela, a indicação do filme para as três categorias do prêmio traz a atenção do mundo do cinema para o trabalho no Brasil. Ela ressalta a importância da distribuição das obras nacionais para o público e trata o sucesso de Ainda Estou Aqui como ruptura com um período ruim para o audiovisual brasileiro. Em 2021, por exemplo, durante o Governo Bolsonaro, a ‘Cota de Tela’, oriunda de uma medida provisória que assegurava à população o acesso a obras brasileiras, expirou. Em 2024, um decreto restabeleceu o mecanismo até 2033.
“O cinema brasileiro, assim como a cultura de forma geral, passou por um momento crítico de 2018 para cá. Não só a pandemia, como o período político, influenciou na vida de muitas pessoas, e o cinema foi um dos afetados, com a perda de leis de incentivo, que inclui também a lei de cotas de filmes brasileiros em cinemas. E o ‘Ainda Estou Aqui’ trouxe bilheteria, o que mostra como nosso cinema tem boas produções, e a pessoas só precisam enxergar, isso precisa ser melhor divulgado”, analisou Pâmela, jornalista e filiada à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Chances de prêmio
No filme, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, mulher de Rubens Paiva, ex-deputado federal do Brasil. Estamos nos 70 e o casal e seus cinco filhos vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, militares à paisana levam Rubens Paiva e ele desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – se vê obrigada a traçar um novo futuro para si e seus filhos.
A atriz disputa a premiação com as atrizes Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância). A obra, por sua vez, concorre na categoria Melhor Filme com Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte 2, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked. Na categoria Melhor Filme Estrangeiro, a produção brasileira disputa a premiação com A Garota da Agulha (Dinamarca), Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).
Momento grandioso do cinema brasileiro
De acordo com Danilo Areosa, também filiado à Abraccine, a indicação ao prêmio de Melhor Filme, a principal categoria do Oscar, pode ser sim considerado um “título grandioso”. O crítico lamenta a ausência do filme entre os indicados a Melhor Roteiro, que daria a quarta indicação para ‘Ainda Estou Aqui’, mas trata Fernanda Torres como favorita ao prêmio de Melhor Atriz por conta do aspecto dramático e sociopolítico da obra de Walter Salles.
“A Fernanda tem chances boas, até crescendo um pouco mais em comparação ao Globo de Ouro, porque as principais atrizes que concorrem com a Fernanda no Globo de Ouro não foram indicadas ao Oscar, como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet e Tilda Swinton. São atrizes gabaritadas, ganhadoras de Oscar. Quem talvez faça frente é a Demi Moore, em A Substância. É uma atriz que já foi ‘sexy simbol’, estava meio desaparecida do mundo cinematorgráfico e agora voltou chamando atenção em um filme que está sendo bem avaliado. O Oscar gosta dessa ressurreição”, analisou Danilo.

Emocionada, Fernanda Torres comemorou as indicações ao Oscar 2025 e agradeceu ao diretor do longa, o cineasta Walter Salles.
“Nosso filme está indicado não só para melhor filme de língua estrangeira, mas para melhor filme do ano. Isso é uma coisa inimaginável. Estou muito emocionada, muito surpresa. Eu amo o Brasil. Estou muito orgulhosa de uma história brasileira fazer sentido no mundo e nos trazer essa alegria – não só para mim, para o Walter e para todo mundo envolvido nesse filme, como para o país inteiro”, concluiu Fernanda, que já trata a indicação como um prêmio.
Critérios
Fernanda Torres recebeu o prêmio, no início do mês, do Globo de Ouro de Melhor Atriz na categoria Drama. Esta foi a primeira vez que a premiação foi entregue a uma brasileira. Os critérios do Oscas, porém, são diferentes. Segundo Leonardo Veloso, embora a votação não seja como no Globo de Ouro, Fernanda e o filme continuam com boas chances porque a obra vem ganhando cada vez mais destaque no mundo todo.
“No Globo de Ouro quem vota é a associação de imprensa de Hollywood, ou seja, jornalistas e fotógrafos. Então sim, é bem diferente da Academia (Oscar), que na votação final votam todos os tipos de artistas, sejam eles atores, diretores, produtores etc. Mesmo assim, a Fernanda tem muitas chances, pois o filme vem lotando salas no mundo todo, como em Portugal e, recentemente, nos Estados Unidos. Isso pode refletir no resultado, caso alguns votantes americanos e de outros países ainda não tenham assistido ao filme”, destacou Leo, também crítico do Cine Set.
O Oscar 2025, maior premiação do cinema internacional, acontece no dia 2 de março, no Domingo de Carnaval. O Cine Set, inclusive, planeja realizar um evento de transmissão da entrega dos prêmios em um cinema do Centro de Manaus. O local e o horário estarão divulgados assim que houver confirmação.
Leia mais:
Fernanda Torres e ‘Ainda Estou Aqui’ são indicados ao Oscar 2025
‘Ainda Estou Aqui’ ganha prêmio de filme internacional no Festival de Palm Springs
Fernanda Torres vence Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱