×
concurso

Aprovados no CNU devem se matricular nos cursos de formação

Terceira etapa do concurso tem caráter eliminatório; prazos variam por cargo

Foto: Agência Brasília

Os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já podem se matricular nos cursos de formação organizados pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O prazo de inscrição varia conforme o cargo e deve acontecer no site da instituição responsável.

Para os candidatos ao cargo de auditor-fiscal do trabalho, a matrícula começou nesta terça-feira (11) e termina na sexta-feira (14), às 18h (horário de Brasília).

Entre os dias 13 e 17 de junho, devem se matricular os convocados para os cargos de:

  • Especialista em regulação de serviços públicos de energia (Aneel);
  • Especialista em regulação de saúde suplementar (ANS);
  • Especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários (Antaq).

A matrícula dos candidatos convocados para os cinco cursos organizados pela Enap segue aberta até 23h59 do dia 18 de junho.

Terceira etapa do concurso é eliminatória

O CPNU está em sua terceira fase, que tem caráter classificatório e eliminatório. Os cursos de formação foram estruturados para desenvolver competências técnicas, gerenciais e estratégicas nos candidatos, além de proporcionar um entendimento aprofundado sobre suas funções no serviço público federal.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a formação aborda conteúdos como ética, equidade, sustentabilidade e foco em resultados para o cidadão.

Os aprovados que concluírem o curso e atenderem aos requisitos legais receberão um diploma de pós-graduação, com o título de especialista na área correspondente ao cargo.

Provas e regras da formação

A prova objetiva vai acontecer no mesmo local onde os cursos de formação serão realizados. O exame seguirá o modelo de certo ou errado, sem penalização por erros, e terá um total de 100 pontos.

O MGI alerta que não haverá segunda chamada para a prova. A ausência resultará em eliminação automática do concurso.

Para ser aprovado, o candidato precisa de uma nota final superior a 60% dos pontos possíveis.

Carga horária e formato das aulas

Os cursos de formação terão entre 140 e 540 horas, dependendo do cargo. As aulas serão presenciais e realizadas de segunda a sexta-feira. O único cargo com formato híbrido é o de auditor-fiscal do trabalho, com aulas presenciais em Brasília e parte do curso na modalidade ensino a distância (EAD).

O cargo de especialista em regulação de saúde suplementar terá aulas no Rio de Janeiro. Todos os outros cursos serão realizados em Brasília.

Os candidatos podem ter até 25% de faltas justificadas, mas não haverá possibilidade de reposição de aulas ou recuperação de atividades.

Custos e remuneração durante o curso

Os candidatos são responsáveis por todos os custos da participação no curso, incluindo transporte, hospedagem e alimentação. Durante a formação, os convocados receberão 50% da remuneração inicial do cargo, com os devidos descontos.

Para os servidores públicos que passaram no concurso, há a opção de manter o salário atual durante o período de formação.

Leia mais:

MP-AM investiga irregularidades em concursos da CMM

LS

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Comentários:

  1. Não estou conseguindo realizar a matrícula para curso de formação do cespe MTE AFT do CNU. Já relatei o problemas ao Cespe, mas até agora não foi resolvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *