Manaus (AM) – O Amazonas enfrenta uma baixa cobertura vacinal contra a gripe, com apenas 67,5% do público-alvo imunizado até esta quarta-feira (23). A meta do Ministério da Saúde é atingir 90% da população. Por isso, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reforça a importância da vacinação, que segue disponível até o dia 31 de julho em todo o estado.

“A vacinação é a principal forma de evitar o agravamento dos casos. Precisamos ampliar a cobertura vacinal. A vacinação é uma medida segura, eficaz e que salva vidas”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A vacina contra a gripe é oferecida gratuitamente nas unidades de saúde que contam com postos de vacinação. O público prioritário inclui crianças, idosos, gestantes, puérperas e povos indígenas vivendo em terras indígenas.

Angela Desirée, gerente de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, orienta os responsáveis a levarem documento de identificação pessoal e caderneta de vacinação para atualizar os esquemas vacinais.

A técnica em enfermagem Ivone Bacelar levou a filha Ísis, de 6 meses, para se vacinar em Manaus no mês de junho. “É uma bebê com imunidade ainda em formação. Estou sempre atenta ao calendário de vacinação”, afirmou.

Além da imunização, a FVS-RCP recomenda manter cuidados básicos contra doenças respiratórias, como higienização frequente das mãos e etiqueta respiratória — cobrindo boca e nariz ao tossir ou espirrar.

Leia mais:

‘Dia D’ de vacinação em 274 pontos de imunização em Manaus