Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está reforçando as orientações sobre o acompanhamento do Bolsa Família. Atualmente, 505.895 pessoas estão cadastradas para cumprir as condicionalidades de saúde exigidas pelo programa.

O acompanhamento é feito durante as duas vigências anuais do programa: de janeiro a junho e de julho a dezembro. Não é necessária uma consulta específica. Basta que o beneficiário informe, durante uma consulta de rotina, que faz parte do Bolsa Família. O profissional de saúde registrará as informações no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Segundo a nutricionista Dandara Guimarães Bezerra, da Semsa, muitas pessoas ainda acreditam que devem retornar à unidade para uma consulta exclusiva do programa. “Se o registro já foi feito em consulta comum, o acompanhamento está finalizado”, reforça.

Entre os públicos obrigatórios estão crianças de até sete anos incompletos e mulheres inscritas no programa. São avaliados vacinação, peso, altura, crescimento e pré-natal (no caso de gestantes).

A Semsa também orienta os profissionais das unidades, após capacitação realizada em julho, para evitar sobrecarga nos atendimentos no fim de cada vigência.

Na primeira etapa de 2025, 71,94% dos beneficiários de Manaus realizaram o acompanhamento corretamente.

O não cumprimento das condicionalidades pode resultar em bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício.

Leia mais:

Caixa finaliza repasses do Bolsa Família de junho