O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta quadro persistente de esofagite e gastrite, conforme boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star neste sábado (16).

Bolsonaro deixou a prisão domiciliar na manhã de hoje para realizar exames no hospital em Brasília, permanecendo cerca de cinco horas no local. A saída foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que solicitou apresentação de atestado de comparecimento em até 48 horas.

Exames indicam infecções pulmonares recentes

Segundo o comunicado do hospital, os exames laboratoriais mostraram “imagem residual de duas infecções pulmonares recentes possivelmente relacionadas a episódios de broncoaspiração“.

“A endoscopia mostrou persistência da esofagite e da gastrite, agora menos intensa, porém com a necessidade de tratamento medicamentoso contínuo. Deverá seguir com o tratamento da hipertensão arterial, do quadro de refluxo e medidas preventivas de broncoaspiração”, conclui o boletim assinado pelos médicos Cláudio Birolini, Leandro Echenique, Guilherme Meyer e Alisson Barcelos Borges.

Boletim completo do hospital

“O ex-Presidente da República Jair Messias Bolsonaro foi admitido no Hospital DF Star hoje, às 9h, para investigação de quadro recente de febre, tosse, persistência de episódios de refluxo gastroesofágico e soluços. Realizou exames laboratoriais e de imagem sob supervisão da equipe médica.

Os exames evidenciaram imagem residual de duas infecções pulmonares recentes possivelmente relacionadas a episódios de broncoaspiração. A endoscopia mostrou persistência da esofagite e da gastrite, agora menos intensa, porém com necessidade de tratamento medicamentoso contínuo. Deverá seguir com o tratamento da hipertensão arterial, do quadro de refluxo e medidas preventivas de broncoaspiração, sendo liberado às 13h58.”

Leia mais: Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames em hospital de Brasília