O cinema amazonense conquistou projeção nacional após a estreia do longa-metragem “Obeso Mórbido”, dirigido por Diego Bauer, na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. Exibido em pré-estreia mundial na Mostra Aurora, o filme recebeu avaliação positiva da crítica especializada e obteve boas classificações do público.
A produção chamou atenção tanto pela abordagem temática quanto pela recepção calorosa durante as sessões do festival, um dos mais tradicionais do audiovisual brasileiro.
Crítica especializada destaca força do filme
Entre os destaques, o site “Vertentes do Cinema” atribuiu nota máxima ao longa, com 5 de 5 estrelas, ressaltando a forma como a obra trata temas ligados ao corpo, à identidade e à emoção.
Além disso, plataformas de avaliação como “Papo de Cinema” registraram média de 4 de 5 estrelas dadas pelos leitores, reforçando o interesse dos cinéfilos pela produção.
Já análises do Observatório de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal Fluminense, classificaram o filme como um “encerramento marcante da Mostra Aurora”, destacando a coragem de Diego Bauer ao expor sua própria trajetória com honestidade e sensibilidade.
Diretor celebra recepção no festival

Sobre a estreia, Diego Bauer comentou a reação do público e da crítica:
“O ‘Obeso Mórbido’ é um projeto totalmente pensado para o público, para uma sala cheia. Então é claro que a gente planeja isso, mas acompanhar acontecendo, num palco como Tiradentes, uma plateia exigente, um festival com 29 edições, realmente foi bem acima da expectativa. Foi uma recepção muito calorosa do público e dos colegas curadores, realizadores de outros estados, é como se fosse um prêmio”.
O diretor também destacou o envolvimento da plateia com o tom do filme:
“É um filme denso, de situações difíceis, mas que, ao mesmo tempo, também tenta preencher com senso de humor e ver o público embarcar muito nesses momentos foi algo muito especial, tem rolado um calor com o filme que é bonito de ver acontecer”.
Enredo aborda corpo, identidade e pertencimento
Em “Obeso Mórbido”, Diego Bauer interpreta a si mesmo. Na trama, o personagem é um ator que, após emagrecer mais de 40 quilos, tenta se consolidar como ator de vídeo em Manaus e sonha com novos caminhos na carreira.
A narrativa explora, a partir dessa jornada pessoal, questões relacionadas ao corpo, virilidade, masculinidade e pertencimento social, propondo reflexões íntimas e universais.
Produção e trajetória no circuito nacional
O projeto teve início em 2018, quando Bauer codirigiu o curta-metragem homônimo ao lado de Ricardo Manjaro. O longa é produzido por Victor Kaleb e Ítalo Bruce, realizado pela Artrupe Produções em parceria com a Duplofilme e distribuído pela Cajuína Filmes.
A obra marca a quarta participação de Diego Bauer no Festival de Tiradentes, consolidando sua presença no circuito nacional de cinema autoral.
Próximos passos incluem circulação nacional e internacional
Sobre o futuro do filme, o diretor afirmou:
“O próximo passo é tentar consolidar a trajetória do filme em grandes palcos no Brasil, mas tentando também fazer a estreia internacional pensando com muito cuidado vendo onde o filme dialoga e faz sentido tentar essa busca”.
Bauer também destacou o momento positivo após a estreia:
“A gente nunca esteve tão confiante quanto agora, depois da estreia, o filme cresceu, então o sentimento é de que a gente vai circular e vai para vários lugares. Sempre foi um objetivo chegar em grandes plateias e a gente vai em busca disso”.
Incentivo à produção audiovisual
“Obeso Mórbido” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do edital nº 01/2023 de Fomento às Artes – categoria Audiovisual. Os recursos são do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com execução do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Leia mais: Professor amazonense vence Prêmio Clarice Lispector 2025
