×
Artigo de Opinião

O Impacto dos animais de estimação no envelhecimento saudável

Os animais, principalmente os mais dóceis, como cães e gatos, amam os seus donos e a companhia deles pode trazer muitos benefícios para saúde de quem cria os bichinhos, especialmente na velhice.

envelhecimento saudável
É muito comum que em idade avançada os indivíduos experienciem níveis de bem-estar baixos associados a sentimentos de solidão e abandono. - Divulgação

O envelhecimento ativo envolve essencialmente, a promoção da saúde, os fatores ambientais e pessoais, o conceito de bem-estar, a manutenção do funcionamento motor e cognitivo, a autonomia e independência, a capacidade de tomada de decisão, uma expetativa de vida saudável e as habilidades sociais, emocionais e motivacionais do indivíduo são levadas em consideração.

O bem-estar envolve a capacidade de os indivíduos vivenciarem de forma positiva os acontecimentos do seu quotidiano, avaliando a qualidade de vida de forma subjetiva.

No entanto, é muito comum que em idade avançada os indivíduos experienciem níveis de bem-estar baixos associados a sentimentos de solidão e abandono, pois com passar dos anos são muitas perdas associadas como de amigos familiares e isso traz um sentimento depressivo.

A companhia de um animal de estimação pode mudar a vida de muitas pessoas. Os animais, principalmente os mais dóceis, como cães e gatos, amam os seus donos e a companhia deles pode trazer muitos benefícios para saúde de quem cria os bichinhos, especialmente na velhice.

Um estudo recente da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que os bichinhos podem ter também outra função importante em suas famílias: eles ajudam no envelhecimento saudável de seus donos.

De acordo com a pesquisa da universidade americana, 90% dos idosos que têm em casa cães, gatos ou pássaros afirmam que os animais os ajudam a se sentirem mais amados e, assim, aproveitarem mais a vida.

Outro dado importante é que 80% dos entrevistados acreditam que os bichinhos ajudam a reduzir seu estresse.

Por outro lado, existem também alguns pontos negativos quando se trata de adotar um animalzinho como membro da família.

O aumento dos gastos e as dificuldades para ficar longe de casa por períodos mais longos (como em viagens) são alguns deles.

Mesmo assim, sempre vale a pena ter em casa um bichinho de estimação, eu tenho o King um cãozinho muito dócil, que minha filha me presenteou aos 80 anos, um dos melhores presente da vida.

A relação humano-animal será sempre benéfica se o dono tiver consciência de que o pet é como um membro da família, que necessita de cuidados e é capaz de retribuir com muito amor.

Euler Ribeiro MD. PhD em Geriatria e Gerontologia

Leia mais:

Setor pet brasileiro cria 2,83 milhões de empregos e ultrapassa 285 mil empresas

Tutores de animais devem evitar faltar ao agendamento para castração em Manaus

Castramóvel preenche todas as vagas e atende 100 animais domésticos na Zona Norte, diz Governo do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *