O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para grandes volumes de chuva que devem atingir várias regiões do Brasil até a próxima segunda-feira (18). O Amazonas, especialmente as áreas centrais e o centro-oeste do estado, estará entre as regiões mais afetadas, com chuvas que podem ultrapassar 100 milímetros (mm).
Além do Amazonas, outras áreas do país, como Mato Grosso, Goiás, o oeste de São Paulo e o leste de Minas Gerais, também devem registrar precipitações significativas. A combinação de uma massa de ar quente e úmida, que favorece a formação de áreas de instabilidade, intensificará as chuvas a partir de quinta-feira (14/11), com maior intensidade no Sudeste e nas regiões centrais.
A previsão de aumento nas chuvas está relacionada ao avanço de uma frente fria que atualmente afeta o Sul do país e se deslocará para o Sudeste e Centro-Oeste. Isso causará o alinhamento de um canal de umidade, o que potencializa as precipitações nas áreas afetadas.
No Sul, a frente fria continuará provocando chuvas com rajadas de vento até esta terça-feira (12/11), mas a severidade do fenômeno tende a diminuir nos próximos dias. Em Santa Catarina e Paraná, pancadas de chuvas mais típicas devem ocorrer, enquanto o tempo ficará mais firme no Rio Grande do Sul.
Região Norte
No Amazonas, a previsão é de chuvas fortes especialmente no centro-oeste do estado, assim como em Rondônia, centro-sul do Tocantins e do Pará, com volumes superiores a 50 mm e possibilidade de alcançar até 100 mm em algumas áreas. O calor e a umidade favorecerão a formação de instabilidades, intensificando as precipitações.
Na Bahia, Piauí e no centro-sul do Maranhão, a nebulosidade tende a aumentar, com volumes de chuva superiores a 50 mm esperados até o dia 15. A partir de sábado, o tempo tende a secar na maior parte dessas regiões, com exceção do leste da Bahia, onde podem ocorrer chuvas fracas.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱