Um agricultor de 63 anos, identificado como La Noti, foi encontrado morto após ser engolido por uma cobra píton de mais de oito metros, na ilha de Sulawesi, na Indonésia. O caso ocorreu na manhã da última sexta-feira (5) enquanto a vítima cuidava dos animais em uma área rural, segundo a agência de notícias Antara.
O desaparecimento foi notado pela família, que organizou buscas com ajuda de moradores. No sábado (6), a moto do agricultor foi encontrada à beira de uma estrada. Pouco depois, os moradores localizaram a cobra com um grande volume no abdômen. A serpente foi capturada e, ao ser aberta, revelou o corpo de La Noti em seu interior.
O chefe de polícia local, Masud Gunawan, alertou os moradores a evitarem atividades sozinhos na floresta. “Alertamos os moradores para terem cuidado quando forem trabalhar sozinhos na floresta”, disse.
🌿 Ataques crescem com destruição do habitat
Embora ataques de pítons a humanos sejam considerados raros, a frequência desses casos na Indonésia tem aumentado devido à destruição do habitat natural dessas serpentes. O desmatamento causado principalmente pela expansão de plantações de palma e borracha está forçando os animais a se aproximarem de áreas habitadas por pessoas.
A píton-reticulada, uma das maiores cobras do mundo, é comum no Sudeste Asiático e normalmente vive em florestas tropicais. Com a expansão da extração de óleo de palma — usado em alimentos, cosméticos, combustíveis e produtos de limpeza —, a espécie tem perdido seu ambiente natural.
📍 Casos anteriores
Desde 2013, ao menos seis casos semelhantes foram registrados oficialmente no país. Em novembro de 2023, um homem de 30 anos foi morto por uma píton de sete metros em uma área rural de North Luwu, também na Indonésia.
As autoridades locais seguem monitorando as áreas mais afetadas e reforçando alertas à população que trabalha no extrativismo ou em plantações próximas à floresta.
(*) Com informações do O Globo.
Leia mais:
Homem perde a memória após picada de cobra e reaprende amar a namorada
