Nesta última semana de 2025 quero falar com vocês sobre confiança, comprometimento e gratidão. Sei que nossa sociedade está tão desacreditada nas pessoas e nas instituições que é desafiador nossa luta por mudança de pensamentos que geram ações concretas sobre o assunto.

A confiança das pessoas e nas pessoas nasce quando há coerência entre discurso e prática. Percebemos isso claramente nas pesquisas de satisfação, que avalia o nível de satisfação ou rejeição dos eleitores referente aos governos executivos. Elas refletem uma tendência que deverá se concretizar nas urnas.

O representante público está na função para servir da melhor forma, demonstrando constância, transparência e responsabilidade com o mandato que lhe foi confiado. É o mínimo que todos esperam. Da mesma forma nas casas legislativas, cada integrante do parlamento municipal, estadual e federal precisam estar imbuídos de ética e responsabilidade para que suas ações gerem a confiança que resultará em gratidão. De minha parte tenho lutado pelo que acredito, ou seja, as pautas que estão entrelaçadas com a segurança pública e a proteção social. Este tema é a primeira preocupação do cidadão brasileiro em praticamente todos os estados da federação.

Em tudo que faço busco realizá-los com o comprometimento que em toda minha carreira vivi. No parlamento, não tem como ser diferente. Seja na presença em todas as plenárias, nos discursos, nas indicações, na destinação responsável de emendas parlamentares e na fiscalização do Executivo. Fora do parlamento também deve haver compromisso e dedicação, sem firulas e enganação. As ações sociais, o incentivo a iniciativas comunitárias e projetos como as Olimpíadas pela Paz demonstram uma compreensão ampliada do meu papel como parlamentar.

Por tudo que caminhamos e construímos neste ano, meu coração transborda de gratidão a Deus, à família, à equipe de trabalho, aos parceiros institucionais e, sobretudo, à população que confiou o mandato. Tomando como referencial o versículo da Bíblia Sagrada em Filipenses 1:6 que diz: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.” Essa passagem ilumina a compreensão de que o trabalho sério, iniciado com propósito e fé, não se perde no caminho – ele se aperfeiçoa com o tempo.

Uma outra constante preocupação que tenho é com os pescadores artesanais como vocação econômica estratégica do Amazonas e instrumento de preservação ambiental. Neste mandato já destinei emendas impositivas ao setor e ainda tenho defendido a modernização da infraestrutura rodoviária, portuária e aeroportuária do estado, incluindo a trafegabilidade segura da BR-319, como resposta às secas extremas e aos riscos de isolamento logístico.

Ao olhar para os resultados já alcançados, eu consigo afirmar que há bases sólidas construídas. E, ao projetar as perspectivas para 2026, vejo a continuidade de um mandato comprometido com avanços concretos, com o fortalecimento das ações que fortalecem o desenvolvimento social, a promoção da cultura de paz e com uma atuação parlamentar cada vez mais conectada às reais necessidades dos amazonenses, sempre perto das pessoas!

Confiança gera comprometimento. Comprometimento produz resultados. E a gratidão mantém viva a necessária para seguir servindo. Que todo o estado do Amazonas seja próspero no novo ano. Que nossas famílias sejam felizes nesta terra.

Feliz 2026!

Dan Câmara é Deputado Estadual, Presidente da Comissão de Segurança Pública, Justiça e Defesa Social na ALEAM, Presidente da Comissão de Justiça e Segurança Pública da UNALE, Cofundador da Força Nacional de Segurança, especialista em Planejamento Estratégico, Presidente de honra do Clube militar dos veteranos

Leia mais: Solidariedade: quando a Lei encontra a fé e se transforma em ação