As fabricantes de motocicletas instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus) atingiram o melhor desempenho do ano. O levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) confirma produção de 145.852 unidades em agosto, volume 17,9% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (123.722 motocicletas) e 39,2% maior na comparação com julho (104.776 unidades). Ainda segundo a associação, esse é o melhor resultado para o mês desde 2013, quando 157.854 motocicletas saíram das linhas de montagem.
O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, afirma que o setor mantém um ritmo forte de produção.
“As fabricantes seguem operando conforme o planejado. Em agosto, tivemos um mês cheio de produção, que deverá refletir nas vendas no varejo em setembro”
, analisa.
Fermanian explica que o consumidor brasileiro tem optado cada vez mais pela motocicleta. “Muitas pessoas não querem mais ficar paradas nos congestionamentos dos grandes centros urbanos. Há, ainda, o custo de manutenção. Os gastos com um modelo de baixa cilindrada ou uma scooter são bem menores do que a despesa com qualquer outro meio de transporte”.
Diante desse cenário de alta demanda pelo modal, a indústria produziu 921.921 motocicletas no acumulado do ano, o que corresponde a uma alta de 17% na comparação com o mesmo período de 2021 (787.810 unidades). Esse é o melhor desempenho do setor desde 2014, quando foram produzidas 1.038.714 motocicletas.
Apesar do crescimento expressivo alcançado mês a mês, a Abraciclo mantém a projeção de produzir 1.320.000 motocicletas, o que representa uma alta de 10,5% na comparação com 2021.
Vendas no varejo
Em agosto foram emplacadas 118.545 motocicletas, aumento de 15,7% em relação ao mesmo mês de 2021 (102.463 unidades) e de 10,3% na comparação com julho (107.499 motocicletas). Assim como a produção, esse foi o melhor resultado para o mês de agosto desde 2013 (129.050 unidades)
A Street liderou o ranking de licenciamentos, com 57.791 motocicletas emplacadas e 48,8% de participação no mercado. Em segundo lugar ficou a Trail (22.637 unidades e 19,1% dos emplacamentos) e, em terceiro, a Motoneta (17.844 motocicletas e 15,1%).
De acordo com dados da Abraciclo, as motocicletas de baixa cilindrada foram as mais licenciadas em agosto. No total, os emplacamentos totalizaram 96.111 unidades, o que corresponde a 81,1% do mercado. Na sequência, ficaram os modelos de 161 a 449 cilindradas que tiveram 17.690 motocicletas emplacadas (14,9% do mercado). Em terceiro lugar, vieram as motocicletas acima de 450 cilindradas (4.744 unidades e 4%).
Com 23 dias úteis, a média diária de vendas foi de 5.154 motocicletas. Na comparação com agosto do ano passado, que teve um dia útil a menos, foi registrado crescimento de 10,7% (4.657 unidades vendidas/dia). Já em relação ao mês anterior, com 21 dias úteis, houve um pequeno aumento, de 0,7% (5.119 motocicletas/dia).
De janeiro a agosto, os licenciamentos somaram 862.609 unidades, crescimento de 17,8% na comparação com o mesmo período do ano passado (732.155 motocicletas). Esse é o melhor resultado desde 2014, quando foram emplacadas 949.921 unidades.
Exportação
As associadas da Abraciclo exportaram 7.807 motocicletas em agosto. O volume é 39,2% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (5.607 unidades) e 57,3% maior às 4.962 motocicletas embarcadas para o mercado externo em julho.
De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Colômbia foi o principal mercado, com 1.436 motocicletas e 25,7% do volume total exportado. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar (1.386 unidades e 24,8% das exportações), seguidos pelo Canadá (926 motocicletas e 16,6%).
“Os modelos Off-Road, de alto valor agregado, representaram 54,6% das exportações e foram destinados para os mercados americano e canadense, altamente exigentes. Isso mostra o quanto a motocicleta produzida no Brasil é tecnológica e está alinhada com as principais demandas globais”
, afirma Fermanian.
No acumulado do ano, foram exportadas 37.884 motocicletas, volume muito próximo ao embarcado no mesmo período de 2021 (37.893 unidades).
Mercado por região
Em agosto, a região Sudeste foi a que mais emplacou motocicletas. Foram licenciadas 45.944 motocicletas, o que corresponde a 38,8% do mercado. Em segundo lugar, ficou o Nordeste (34.405 unidades e 29%). Na sequência, vieram o Norte (15.267 motocicletas e 12,9%), Centro-Oeste (11.511 unidades e 9,7%) e Sul (11.418 motocicletas e 9,6%).
As três primeiras posições no ranking do acumulado do ano foram mantidas: Sudeste (334.868 unidades e 38,8% do mercado), Nordeste (254.903 motocicletas e 29,6%) e Norte (105.434 unidades e 12,2%). Em quarto lugar, ficou o Sul (85.243 motocicletas e 9,9%) e em quinto, o Centro-Oeste (82.161 unidades e 9,5%).
*Com informações da assessoria
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