×
Peixe-Boi da Amazônia

Filhote de peixe-boi é resgatado em Parintins

O peixe-boi e o maior mamífero aquático de água doce. Pode medir até três metros e pesar até 450 kg

PMAM resgata filhote de peixe-boi em Parintins
PMAM resgata filhote de peixe-boi em Parintins

Manaus (AM) – Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) resgataram, na noite de quarta-feira (09), um filhote de peixe-boi, no município de Parintins, cidade a 369 quilômetros de Manaus.

A ação de resgate do peixe-boi ocorreu dentro da Operação Fronteira Mais Segura/Hórus, após denúncia relatando que o animal, de aparentemente um ano de idade, teria sido encontrado na Comunidade Imaculada Conceição do Itaburaí.

A guarnição, mobilizada juntamente com um funcionário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e comunitários, conseguiu transportar o peixe-boi para a Marina do Emerson, bairro Francesa, já na sede do município, onde recebeu os primeiros cuidados.

Segundo os policiais do BPAmb, posteriormente, o animal será encaminhado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, onde há uma equipe de cientistas que cuida de peixes-boi resgatados.

Peixe-Boi resgatado pela Polícia Militar na cidade de Parintins, no Amazonas

Peixe-boi da Amazônia

Crime

O BPAmb orienta a população que criar, guardar, apanhar, transportar, capturar ou caçar animais silvestres sem autorização do Órgão competente configura Crime Ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas em lei.

O peixe-boi e o maior mamífero aquático de água doce. Pode medir até três metros e pesar até 450 kg. Existem três espécies de peixes-boi no mundo e o peixe-boi da Amazônia é o menor deles, não tem unhas na ponta das nadadeiras e vive exclusivamente em água doce. Peixes-boi possuem pêlos. Produzem leite e precisam de ar para respirar. Adultos conseguem ficar debaixo d’água por até 20 minutos, mais os filhotes, por terem um metabolismo rápido, precisam respirar com uma maior frequência. O período de gestação é de 12 meses, e o filhote fica com a mãe por mais de dois anos.

INPA

Denúncias 

A Polícia Militar orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de ações criminosas, por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.

Leia mais:
Onça é flagrada na estrada do aeroporto de Tefé; veja vídeo

Veja história de Ronda, cadela que morreu para salvar policiais de ataque de onça na Amazônia

Cobra jiboia prepara-se para engolir tatuzinho e deixa mamãe tatu desesperada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *