Reunidos em Manaus sob a hospitalidade do governador Wilson Lima, autoridades internacionais e governadores de vários estados brasileiros debatem a crise climática no mundo e tentam amarrar soluções para superá-la no tempo devido, evitando que o seu agravamento desestabilize o planeta.
A Amazônia, com seus incomparáveis recursos naturais, está no epicentro dos debates enquanto vítima da crise e como solução à sua resolução. Sobretudo, a Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), que se encerra nesta sexta-feira (18), se esforça para que a Amazônia seja solução e possa, em breve, oferecer paradigmas novos e limpos de desenvolvimento econômico sem agressões ao meio ambiente.
É nessa direção que Wilson Lima e seus colegas governadores da região amazônica conduzem o grande evento realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques. Preservar sem agredir, com respeito às populações ribeirinhas da região e aos povos indígenas, é o desafio maior.
Cumprir esse mister, antes de tarefa difícil, constitui dever de larga nobreza, considerando as demandas urgentes do mundo de hoje surgidas com a presente guerra no Leste Europeu. Com a cooperação política e logística da comunidade internacional, a Amazônia poderá suprir as demandas a partir da execução de políticas públicas que a preservem de fato e impulsionem a bioeconomia dentro de padrões que valorizem o binômio homem-natureza.
Leia mais:
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱