×
Contexto

Articulações em Brasília fortalecem Wilson Lima e deixam adversários a ver navios na corrida eleitoral

O deputado federal Marcos Pereira, publicou foto em suas redes sociais ao lado de Wilson, mostrando que o partido evangélico está agora alinhado ao governador

Divulgação

Após obter do presidente Jair Bolsonaro a certeza de que a Zona Franca de Manaus não será mais atingida pelo decreto que reduz a alíquota do IPI em 25%, o governador Wilson Lima intensifica articulações em Brasília para fortalecer o seu novo partido, União Brasil, e para turbinar seu projeto de reeleição no Amazonas.

Na terça-feira (15), o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, publicou foto em suas redes sociais ao lado de Wilson, mostrando que o partido evangélico, presidido no Amazonas pelo deputado federal Silas Câmara, está agora alinhado ao governador.

Com a conquista do Republicanos, Wilson também garante o apoio de duas fortes igrejas evangélicas, Assembleia de Deus e Universal, que firmaram compromisso de caminhar juntas nas eleições deste ano.

Jogo com Ciro

Também na terça, Wilson Lima reuniu com o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, para acelerar o processo de mudanças na nova redação do Decreto 10.979/2022, que alterou a alíquota do IPI para todo o país.

Há duas semanas, Ciro prometeu ao deputado federal Átila Lins (PP) que se esforçaria junto ao presidente Bolsonaro para mudar o decreto e preservar os incentivos fiscais da ZFM.

Clima e Florestas

Começa hoje a Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

O governador Wilson Lima abre o evento que se encerrará amanhã e que vai debater novos modelos de desenvolvimento para o futuro do planeta, priorizando a conservação ambiental e respeitando as populações tradicionais.

Quem participa

Além de governadores dos estados do Amazonas, Acre, Amapá e Mato Grosso, participam dos debates no Vasco Vasques cinco governadores da Colômbia, México, Indonésia e Peru.

Participam também o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Rudd, o representante da Embaixada da Alemanha, Franziska Troger, e o representante da Embaixada do Estados Unidos, Glenn Fedzer, juntamente com mais de 150 lideranças de diversos países.

Mourão muda

Depois de namorar o Progressistas e o União Brasil, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, assinou ficha ontem no Republicanos, dando adeus ao PRTB pelo qual se elegeu em 2018 ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

No Republicanos, ele terá maior fatia de recursos do Fundo Eleitoral e tempo de televisão suficiente para tocar sua candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

Caixa preta do Porto

Para o deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), o Porto de Manaus é uma “caixa preta” que precisa ser aberta.

Ontem, em aparte a pronunciamento do deputado petista Sinésio Campos, ele propôs uma audiência pública na Assembleia Legislativa para questionar irregularidades no Porto de Manaus Roadway.

Adjuto critica as taxas abusivas, no valor de R$ 5, cobradas por cada entrada no porto, não se aceitando pagamentos on-line, mas apenas dinheiro em espécie.

D’Ângelo encrencado

A conselheira Yara Lins, do TCE-AM, é relatora de um processo em que o vereador Alex Bezerra denuncia o prefeito de Manacapuru Beto D’Ângelo por crimes de corrupção supostamente cometidos a partir de 2017.

Conforme o denunciante, as ilegalidades abrangem, dentre outras coisas, a contratação suspeita da empresa P de S Andrade em processo de dispensa de licitação para prestar serviços à Prefeitura local com recursos de R$ 7 milhões.

Mais um Cabo

Além do deputado Cabo Maciel (PL), a Polícia Militar terá mais um cabo da corporação na disputa eleitoral de 2022 para a Assembleia Legislativa.

Trata-se do vereador de Itacoatiara, Robson Siqueira (PV), cabo da PM e forte opositor do prefeito Mário Abrahim, que deverá se filiar ao União Brasil em breve.

“Março Laranja”

A Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, realiza, neste mês, o “Março Laranja” com a Campanha Municipal de Combate ao Bullying 2022 em toda rede de ensino do município.
As atividades incluem palestras, rodas de conversa, oficinas, produção de textos, pesquisas e outras ações envolvendo os vários tipos de bullying: físico, verbal, sexual, psicológico e ciberbullying.

Ciclo de lives

Com a proposta de fomentar reflexões e atualização do cenário cultural no Amazonas, o Laboratório de Escutas Cênicas da UEA promove um ciclo de lives sobre Gestão e Produção Teatral.

O evento gratuito tem a participação de seis especialistas da área de renome regional, nacional e internacional. As lives, iniciadas no dia 15, prosseguirão nos dias 21, 22 e 28 de março e em 4 e 26 de abril, a partir das 9h, nos canais oficiais da UEA e do LEC, no YouTube e Instagram.

Nestor Nascimento

A Câmara Municipal de Manaus criou a Medalha Nestor Nascimento, promulgada na sessão da última terça-feira.

A medalha, de autoria do vereador Wiliam Alemão (Cidadania), vai homenagear entidades, associações, instituições, pessoas físicas, pessoas jurídicas, profissionais liberais, esportistas e outras personalidades com atuações de destaque a favor do movimento negro e à população afrodescendente em Manaus.

CBA, enfim

Depois de 20 anos o Governo Federal reconhece a personalidade jurídica do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Na terça-feira (15), o Ministério da Economia divulgou a Portaria 2.287/2022, que dá ao Centro a configuração de organização social privada, com acesso ao Programa Nacional de Publicização (PNP).

Covid se alastra

Segundo a CNN Brasil, 37 milhões de pessoas estão em lockdown na China devido a um surto desproporcional de Covid-19 que tomou conta do país que se orgulhava de ter quase erradicado a pandemia.

O surto é alarmante na capital Pequim e em cidades como Xangai e Shenzhen, e tira o sono da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia mais:

Vale a pena prevenir

Novos lockdowns param indústrias na China e podem provocar nova escassez de insumos no PIM

A insegurança deve acabar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.