×
Ataques

“Incompatível com democracia”, diz STF sobre ataque a ministros

Corte repudiou ofensas promovidas por aliados de Bolsonaro em Nova York

Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou, nesta segunda-feira (14), uma nota de repúdio, assinada por sua presidente Rosa Weber, aos ataques contra os ministros da corte. Na ocasião, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) perseguiram e xingaram os magistrados em Nova York, nos Estados Unidos.

“O Supremo Tribunal Federal repudia os ataques sofridos por ministros da Corte, em Nova York. A democracia, fundada no pluralismo de ideias e opiniões, a legitimar o dissenso, mostra-se absolutamente incompatível com atos de intolerância e violência, inclusive moral, contra qualquer cidadão”, diz a nota do Supremo.

Vídeos que circulam na internet mostram vários ministros do STF sendo hostilizados em situações diversas, algumas à frente de um hotel na Times Square. Entre os que foram alvos de xingamentos e ameaças estão Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso. Além deles, os manifestantes também xingaram o ex-presidente da República Michel Temer, que também participou de evento organizado pelo grupo empresarial Lide. Eles foram chamados de “ladrão, bandido e vagabundo”, entre outras coisas.

No evento, Barroso disse que “Supremo é o povo, mas o povo já se pronunciou e agora cabe respeitar”. Já Gilmar Mendes disse que “há dissonância cognitiva coletiva” com recusa ao resultado das eleições. Moraes, por sua vez, cobrou regulamentação nas redes e afirmou que há milícias digitais atuando. Entre os responsáveis por protestos contra ministros do STF estava Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista que deixou o Brasil após receber ordem de prisão da Corte e mora hoje nos Estados Unidos.

* Com informações do site O Tempo

Leia mais:

Lula se reúne com Rosa Weber e ministros do STF em Brasília

Senador Plínio Valério pede análise de impeachments de ministros do STF

PGR pede ao STF arquivamento de investigação da CPI da Covid contra Bolsonaro

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *