×
senado

Ministro das Minas e Energia sobre Ibama vetar petróleo no Amazonas: “Inadmissível”

Ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, participou de audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado nesta quarta-feira (24)

Brasília (DF) – Em audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado, nesta quarta-feira (24), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu o projeto da Petrobras para explorar petróleo na foz do Rio Amazonas.

O tema tem sido alvo de embates dentro do próprio governo, já que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) se posiciona contra a exploração.

No início da semana, a autarquia recusou a perfuração no trecho localizado no litoral do Amapá, a cerca de 175 km da costa. Do outro lado da briga, a Petrobras insiste em pedir que o Ibama revise a decisão.

Em nota divulgada no início desta quarta, a estatal defendeu que o procedimento está de acordo com as normas regulatórias e que “cumpriu todas as exigências técnicas demandadas pelo Ibama para o projeto”. Mesmo assim, prontifica-se a “atender demandas adicionais porventura remanescentes”.

No Senado, Alexandre Silveira avaliou como “inadmissível” que a Petrobras não possa “conhecer” as potências minerais a serem exploradas no Brasil. “Quando se fala em transição energética, não tem como se dissociar da mineração, principalmente dos minerais críticos. Nós ainda dependemos dos combustíveis fósseis”, afirmou.

A decisão do Ibama foi comemorada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Na terça-feira (23), a ministra avaliou como “decisão técnica” o parecer da autarquia.

“O parecer do Ibama foi contrário [à exploração na foz do Amazonas] e, a partir de agora, o que está estabelecido é o cumprimento da lei: todas as frentes de exploração de petróleo e projetos de alta complexidade passarão pela avaliação ambiental estratégica”, declarou Marina.

“É uma decisão técnica, e a decisão técnica em um governo republicano, em um governo democrático, ela é cumprida e é respeitada com base em evidência”, completou a ministra do Meio Ambiente.

*Com informações do Metrópoles

Leia mais:

Ibama multa empresário em mais de R$ 230 mil por usar animais silvestres como atração turística no AM

Com o apoio do Governo do Estado, pesquisa analisa espécies de açaís encontrados na Amazônia

Incêndio se espalha por tanques de petróleo de Cuba após queda de raio

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *