Apesar de serem maioria na população brasileira, as mulheres estão presentes em menos de um terço das ocupações de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática no país. Os dados são da Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Para contribuir com a mudança desse problema, o Ministério da Ciência abriu inscrições para o programa “Futuras Cientistas”, por meio do Cetene, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste.
Em 2024, o programa começa com uma imersão científica, com atividades práticas em laboratórios de centros de pesquisa, aulas remotas e palestras temáticas. Os grupos vão ser monitorados e as atividades realizadas seguindo metas da Organização das Nações Unidas. Ao longo do ano que vem, outras três etapas serão realizadas: banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio, mentoria e estágios supervisionados.
Podem participar do programa: professoras e alunas do segundo ano do Ensino Médio das redes públicas estaduais. Ao todo são 470 vagas. As 320 estudantes contempladas vão receber um auxílio mensal de R$ 483, por meio do CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de um kit para realização de experimentos dos planos de trabalho. As outras 150 vagas são para professoras.
Em uma década de programa, 70% das participantes foram aprovadas no vestibular, e 80% delas escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.
As professoras e alunas interessadas em participar devem fazer o cadastro, de graça, até o próximo dia 4 de setembro no site do Cetene, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste.
Leia mais:
Mulheres e meninas serão foco de ações de estímulo no setor científico
Aluna faz percurso de duas horas de “rabeta” durante 40 dias no rio Solimões para fazer curso no AM
“Jornalismo Escolar”: Estudantes de Coari desenvolvem projeto para aprimorar leitura e escrita
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱