×
Tecnologia e economia

Maior evento de tecnologia e bioeconomia da região Norte ocorrerá em Manaus este mês

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções

Manaus (AM) – A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, considerado o maior evento de tecnologia, negócios e bioeconomia da região Norte, ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, 3.555, bairro Distrito Industrial I, em Manaus. As informações detalhadas estão disponíveis no site: expoamazonia.com.

Em sua 3ª edição, a Feira terá a temática “Tecnologia Sustentável da Amazônia para o Mundo”, com a proposta de alavancar os polos de Bioeconomia (Bio) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.

No total, serão seis eixos temáticos: bioeconomia, biotecnologia e mercados; empreendedorismo e gestão de negócios; valorização dos saberes tradicionais; produções acadêmicas em BIO&TIC; Tecnologia da Informação e Comunicação e mercados; e economia criativa e cultura.

“A Amazônia é um bioma único e essencial para o equilíbrio do planeta. Ela abriga uma biodiversidade inestimável e é um importante reservatório de água e carbono. Mas estamos lidando com muitos problemas e a tecnologia e os novos modelos de negócios podem nos auxiliar na busca de um desenvolvimento sustentável, que respeite o amazônida e sua identidade”,

enfatiza Murilo Monteiro, diretor-executivo da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), uma das instituições organizadoras do evento.

Programação

Feira terá a temática “Tecnologia Sustentável da Amazônia para o Mundo” nesta edição Foto: Divulgação

A ExpoAmazônia Bio&Tic promoverá mais de 60 palestras gratuitas sobre tecnologia, negócios e bioeconomia para o desenvolvimento da Região Norte.

Entre os principais palestrantes confirmados, estão Harim Feitosa, CEO e founder da Soul Hara; Tatiana Schor, chefe da unidade Amazônia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Francisco Higuchi, CEO da Tero Carbon; Gustavo Tosello Pinheiro, coordenador de Economia de Baixo Carbono do Instituto Clima e Sociedade (iCS); Rafael Moreira, CEO e founder da Bertha Capital; Rodinelli Borges de Oliveira, examinador de patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); Ariel Marcelo Madril, consultor tecnológico do Instituto de Pesquisas Eldorado; Caio Stenio Agmont, CEO & founder da Ages Bioactive; e muitos outros.

A abertura do evento será realizada no dia 28, a partir das 15h, com Vânia Thaumaturgo, presidente do Conselho de Administração da APDM; Radyr Júnior, secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (SEMTEPI); Bosco Saraiva, superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA); Serafim Corrêa, secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI); Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e Geraldo Alckmin, vice-presidente da República.

Outras palestras de destaque são “O que falta para a efetivação da economia verde na Amazônia”, “Crédito de Carbono – Um Novo Vetor Econômico para Amazônia”, “Desmistificando o Empreendedorismo na Amazônia”, “Desafios e tecnologias para Cadeias produtivas da bioeconomia”, “O desenvolvimento de anticorpos e insumos biotecnológicos aplicáveis a área da saúde humana e veterinária no diagnóstico de doenças”, e “Revolução e Evolução: Navegando no futuro do trabalho com a Inteligência Artificial”.

Além disso, haverá quatro espaços para a realização dos eixos temáticos: palco principal, exposição, salas de trilhas do conhecimento e arenas. O primeiro sediará a abertura da Feira, as palestras de keynotes e os painéis; enquanto a área de exposição receberá empresas e startups que apresentarão seus pitch decks. Já as salas de trilhas do conhecimento sediarão palestras, mentorias, painéis e mesas redondas abertas ao público. Por fim, as arenas receberão uma programação ligada aos temas de business match, code challenge gamer e school challenge.

Apoiadores

Os interessados em patrocinar a realização da ExpoAmazônia Bio&Tic podem escolher entre as modalidades Cota Prata, Cota Ouro, Cota Diamante e Cota Master. Além disso, ainda há estandes à venda para expositores. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail, [email protected].

Sobre

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

Além de discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia, a feira visa fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e integrá-los constantemente com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Exposição destaca ações coletivas sustentáveis realizadas pelo projeto Territórios da Agricultura

Decisão judicial sobre tarifa bancária pode prejudicar consumidores no Amazonas

Manaus entra na lista da ‘Lonely Planet’ das melhores cidades de destinos turísticos

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *