×
Defesa da mulher

Presidente da Aleam propõe lei que fortalece proteção à mulher e combate ao alcoolismo

Proposta visa a criação da "Semana de Prevenção da Mulher contra o Alcoolismo", dentre outras medidas de proteção e combate

Manaus (AM) – O deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), propôs e teve transformada na Lei nº  6.584/2023, medida que estabelece o “Programa Estadual de Prevenção ao Alcoolismo entre Mulheres”. A Lei propõe garantir que mulheres que fazem uso excessivo de bebida alcoólica tenham acompanhamento específico por parte do Poder Público.

De acordo com dados do Censo, as mulheres são maioria da população nacional e também do Amazonas. Por isso, a lei joga luz sobre um aspecto social que tem causado grande impacto sobre o público feminino, que é o alcoolismo.

Para o deputado, o tema precisa ser desmistificado e o público feminino ter atenção diferenciada para que haja superação do problema.

“Embora a dependência de álcool tenha singularidades entre os dois gêneros, é inegável que toda a rede de atenção e combate ao alcoolismo precisa ser reestruturada para essa nova realidade. Por isso, criar uma política pública voltada especificamente às mulheres facilitará ações do Poder Público no sentido de acompanhar e tratar delas”,

afirmou.

Dados da Associação Alcoolismo Feminino indicam que, nos últimos 10 anos, o consumo de álcool entre as mulheres cresceu 40%. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada quatro mulheres consome bebidas alcoólicas de forma excessiva, sendo que 2% delas desenvolvem algum grau de dependência.

Conforme o Centro de Informação sobre Saúde e Álcool (CISA), os efeitos do consumo de álcool na mulher apresentam várias especificidades, entre elas o ciclo menstrual, gestação e amamentação; fatores sociais, como a maternidade; e fatores orgânicos, como a composição corporal de água no organismo, anatomia, absorção, metabolismo e presença de hormônios.

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,6% das mulheres brasileiras com 15 anos ou mais apresentam algum transtorno relacionado ao uso de álcool, sendo que 0,5% apresenta diagnóstico de dependência.

Semana contra o alcoolismo

A Lei prevê ainda que seja criada a “Semana de Prevenção da Mulher contra o Alcoolismo”, a ser realizada na semana do dia 18 de fevereiro, quando se celebra o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.

De acordo com a proposta, o Programa Estadual de Prevenção ao Alcoolismo entre as Mulheres será desenvolvido pelas Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Potenciais danos do uso de álcool à saúde da mulher:

• Danos ao fígado: maior propensão a desenvolver a inflamação do fígado;

• Sistema cardiovascular: maior disposição à doença cardíaca relacionada ao álcool;

• Câncer de mama: maior risco de desenvolver a doença a partir do consumo diário de uma dose de álcool;

• Gravidez: qualquer quantidade de bebida alcoólica durante esse período representa risco para mãe e para o feto, que estará sujeito a dificuldades de aprendizado, prejuízos comportamentais e até a Síndrome Alcoólica Fetal.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Aleam realiza ação para campanha de combate a violência contra mulher, neste sábado (2)

Leis aprovadas na Aleam reforçam luta negra por reconhecimento e igualdade racial

Aleam reúne com dirigentes da UEA para adequação da Lei de Cotas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *