×
doadores de órgãos

Lei que concede meia-entrada a doadores de pulmão, rins e fígado no AM é sancionada

Para ter o benefício à meia-entrada, os doadores de sangue deverão estar registrados na Hemoam

Foto: Jhonatan Darth

Manaus (AM) – A Lei Ordinária nº 6.758, que prevê a inclusão de doadores de um dos rins e doadores de parte do pulmão, do fígado ou da medula óssea para meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer foi sancionada.

A nova lei, oriunda da matéria de nº 602/2023, de autoria de Thiago Abrahim (União Brasil), altera a estadual nº 5.152, que já beneficia doadores de sangue.

“O Brasil é o segundo país do planeta que mais realiza transplante de órgãos. Essa lei, além de beneficiar esses novos doadores, também traz essa conscientização, que é tão importante para salvar vidas”,

disse Abrahim.

Para ter o benefício à meia-entrada, os doadores de sangue deverão estar registrados na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e nos bancos de sangue do estado, identificados por documento oficial, expedido por essas entidades.

A nova lei estabelece que os demais doadores eletivos sejam identificados por documento oficial com foto expedido pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Seas).

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021, foram feitos, aproximadamente, 23,5 mil procedimentos. Desse total, 4,8 mil foram transplantes de rim, 2 mil de fígado, 334 de coração e 84 de pulmão, entre outros. O país tem mais de 600 hospitais de transplantes autorizados.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

TSE cria centro de combate à desinformação para eleições municipais

Governo expandirá rede federal de ensino, com 100 novos campi

Amazonas ganhará duas novas sedes do IFAM, anuncia Lula

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *