×
Gasto público

Itacoatiara anuncia shows de cantores nacionais para festa de aniversário, mas não revela cachês

Quatro atrações nacionais foram confirmadas na festa, mas apenas um artista teve o valor do cachê divulgado

xr:d:DAFameHFozs:2331,j:5652434553178803602,t:24012915

Itacoatiara (AM) — A Prefeitura de Itacoatiara divulgou, nesta quarta-feira (17), que o cantor Belo se apresentará na festa de 150 anos do município, programada para ocorrer nos dias 25, 26, 27 e 28 de abril. Além do pagodeiro, o cantor gospel Anderson Freire, Zé Felipe e Mari Fernandes também participarão da festa. Mas, um detalhe chama a atenção: apenas o valor do cachê de Freire foi divulgado, gerando dúvidas e dificultando a fiscalização de gastos públicos do prefeito Mário Abrahim em ano eleitoral.

Atração do primeiro dia de evento, a prefeitura gastará R$ 180 mil no show gospel. Já Zé Felipe, atração do dia 26, apesar de não ter sido revelado o valor do cachê em Itacoatiara, acredita-se que o investimento em seu show terá uma quantia semelhante ao evento de Manacapuru. No dia 15 de julho, a prefeitura da “Terra das Cirandas” irá desembolsar R$ 500 mil pelo show do filho de Leonardo.

A terceira atração confirmada foi a cantora Mari Fernandes, que se apresenta no dia 27. Tanto ela, quanto Belo, anunciado como atração do último dia (28), não tiveram seus cachês revelados pela prefeitura.

Em entrevista ao Em Tempo, o cientista político Carlos Santiago comentou a manobra que alguns prefeitos utilizam para se autopromover, ao mesmo tempo que anunciam grandes shows, ignorando os problemas estruturais que municípios apresentam.

“Em alguns casos, essas festas são utilizadas para autopromoção do gestor público e também para fortalecimento do seu nome dentro do processo eleitoral, principalmente em cidades que faltam médicos, infraestrutura, boas escolas, água potável e saneamento básico”,

enfatizou.

Problemas de infraestrutura

Na última semana, a equipe do Em Tempo esteve no município ouvindo os moradores dos bairros Prainha e Piçarreiras, que reclamaram da falta de saneamento básico e asfaltamento. Contrastando com o gasto público em festas, a população de Itacoatiara solicita atenção do poder público para serviços básicos que estão em falta na cidade.

“Quando chove alaga e chega aquela água preta com a ‘necessidade’ das pessoas, as crianças da escola aqui perto passam por cima da água imunda. Vem as fezes, como entope fica um mau cheiro, que nós não aguentamos”,

denunciou Ingrid Nascimento, moradora da rua 7 de setembro.

Foto: Rua 7 de setembro, em Itacoatiara – Marcela Estrella

Para Carlos Santiago, é preciso que órgãos competentes estejam fiscalizando ativamente os municípios amazonenses, para evitar o abuso de poder econômico, assim como a população precisa cobrar posicionamento da prefeitura a respeito de gastos com o dinheiro do povo.

“Se há gastos públicos, tem que tem acompanhamento do Ministério Público nesse período pré-eleitoral, para que não haja abuso de poder econômico, político, para que não haja favorecimento, autopromoção. Cabe a população denunciar e ao Ministério Público promover ações devidas”,

finalizou Carlos Santiago.

O Em Tempo entrou em contato com a assessoria do prefeito Mário Abrahim solicitando explicações sobre o cachê dos artistas que se apresentarão no aniversário de Itacoatiara, mas até o momento, não houve retorno. O espaço segue aberto para posicionamento.

Leia mais

Prefeitos de Manacapuru e Itacoatiara gastam altos valores com shows para promover gestões

Bairros de Itacoatiara são ‘esquecidos’ pela prefeitura

Moradores de zona rural de Itacoatiara sofrem com falta de infraestrutura em estradas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *