×
EGov Experience Tour

Governo amplia medidas para expandir oferta de serviços públicos à população do AM

Vice-governador Tadeu de Souza abre EGov Experience Tour – Edição Amazonas, que visa ampliar usos de novas tecnologias na gestão pública

Vice-governador Tadeu de Souza. Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria

Manaus (AM) – Com o intuito de promover o uso de novas tecnologias na gestão pública, o Governo do Amazonas e o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap) promovem o EGov Experience Tour – Edição Amazonas. Nesta terça-feira (14), o vice-governador, Tadeu de Souza, fez a abertura oficial do evento, que ocorreu na Secretaria de Estado de Administração (Sead), bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

O EGove Experience Tour incentiva a transformação digital no setor público, inclusive com o uso da Inteligência Artificial como ferramenta de gestão. Tadeu de Souza afirmou que o uso de novas tecnologias permite o acesso do cidadão aos serviços públicos, aproximando ainda mais o governo da população.

“Estamos trabalhando para ampliar e fortalecer as infraestruturas digitais para dar maior transparência ao gasto público e fazer um serviço público mais eficiente, com redução de custo, alcançando quem mais precisa. Essa é a finalidade: preparar no Amazonas uma estratégia geral de implementação de uma governança digital, o que vai ser muito necessário no período de eventos climáticos extremos“,

afirmou o vice-governador.

Legislação estadual

Em abril deste ano, o governador Wilson Lima assinou a Lei nº 6.837, que institui a Política de Governo Digital do Estado do Amazonas e cria o Comitê de Governança e Transformação Digital. As principais metas da nova legislação é dar acesso amplo e transparente às informações governamentais por plataformas digitais, promover a otimização dos processos governamentais, por meio de tecnologias digitais, e garantir o acesso universal e igualitário aos serviços públicos digitais.

O processo do EGov está sob condução da Sead. O secretário da pasta, Fabrício Barbosa, afirmou que o uso de novas tecnologias vai ampliar a interiorização dos serviços oferecidos pelo Estado.

“O governo digital traz a sensação de que o cidadão está recebendo mais serviços públicos. Ele é, além de tudo isso, sustentável. Elimina papel, elimina a necessidade de deslocamento e, principalmente, para a nossa região aqui, é inclusão. A gente vai conseguir levar mais serviços para aquele cidadão do interior, que é o que mais precisa”,

ressaltou.

Fundado há 32 anos, o Ibap já consolidou projetos em parceria com mais de 100 entidades, abrangendo organizações privadas, órgãos públicos e instituições do terceiro setor. O diretor do Centro de Liderança Pública, entidade de apoio ao Ibap, Tadeu Barros, destacou que o uso de Inteligência Artificial vai auxiliar na formulação de políticas públicas.

“O governo, hoje, tem um volume de dados imenso. A Inteligência Artificial surge como uma ferramenta para automatizar esse volume imenso de atividades. O que a gente quer é entregar serviços públicos de uma maneira mais rápida, melhor e transparente para o cidadão”,

disse.

Entre os presentes ao evento estiveram o ex-secretário de Gestão e Planejamento de Alagoas, Gabriel Albino; o diretor-presidente do Procon Amazonas, Jalil Fraxe; o promotor de justiça do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), André Lavareda; o controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano, e a secretária executiva de finanças da Casa Civil, Rebecca Beatriz Marinho.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Manaus é uma das capitais com menor índice de fumantes do país, segundo Inca

Prefeitura do RS planeja construir cidade provisória para abrigar 10 mil pessoas

Governo atende mais de 900 pessoas para a emissão da CIN em Parintins

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *