Manaus (AM) — Flexibilidade de horário para trabalhar e remuneração adequada, ainda que seja como complemento da renda mensal, são os dois principais pontos que levam vários profissionais a ingressar nas plataformas de transporte por aplicativo. Buscam passageiros exigentes, dispostos a utilizar o sistema, pagando um valor compatível com a qualidade do serviço prestado. As empresas multinacionais que operam no Brasil só fazem o intercâmbio entre motorista e passageiro, sem nenhum benefício adicional para ambos. Visando mudar a atual situação do sistema, nasceu a “Go Mobi Tecnologia” que vai integrar os dois segmentos. Já é possível baixar o aplicativo, gratuitamente, acessando a Play Store, para smartphones com sistema Android e Apple Store, para IOS.
O lançamento oficial da plataforma em Manaus ocorrerá, nesta quarta-feira (22), às 14h, no Comfort Hotel, com a presença do diretor da “Go Mobi Tecnologia”, Marcelo Lovato e motoristas de aplicativos de Manaus.
Gaúcho de Cachoeira do Sul, o idealizador do sistema e diretor da empresa, Marcelo Lovato, 50 anos, explica que a “Go Mobi” surgiu como a primeira e única plataforma brasileira que atende todas as especificações de tecnologia em mobilidade urbana.
Segundo o idealizador, a “Go Mobi” faz a intermediação do serviço de transporte de passageiros, desta forma, o motorista é um profissional autônomo, diferente do sistema que funciona atualmente no País.
“As empresas que operam não são de tecnologia, mas de transporte por suas práticas, já que as plataformas determinam os valores das corridas e, se o motorista não pode definir o custo de seu serviço, então ele não é autônomo”,
esclarece Lovato.
O diretor da empresa acrescenta que a “Go Mobi” não estipula o preço da corrida e o usuário pede autorização ao motorista para avaliá-lo. Este sistema é inédito no Brasil e está em consonância com o projeto discutido no Ministério do Trabalho e Emprego e encaminhado ao Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), incluindo a questão relativa à contribuição previdenciária, extremamente necessária para todos os profissionais autônomos.
SIG
A plataforma tem o Sistema Integrado de Ganhos (SIG), que centraliza as informações dos usuários, rentabilizando os perfis nas redes sociais e na “Go Mobi”, sem nenhum investimento.
“O usuário deve baixar e instalar o aplicativo ‘Go Mobi’. Após preencher o cadastro, o cliente recebe um link para compartilhar em sua rede de contatos (familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho). Cada um que utilizar o aplicativo, a partir do link, já acumula créditos que poderão ser utilizados em corridas ou outros serviços dentro da plataforma”, comenta Marcelo Lovato.
Ele acrescenta que os usuários terão mais segurança, seguro de vida, corridas sem custos ou até mesmo renda extra com o SIG. Já os motoristas ganharão autonomia, remuneração justa, pois vão definir os valores das corridas, além do suporte da plataforma que atende todas as exigências da legislação em vigor.
Debate sem fim
Conforme Lovato, a chegada da “Go Mobi”, em Manaus, atende a solicitação de motoristas que prestam o serviço de transporte individual de passageiros por aplicativos e estão descontentes com o atual sistema. Antônio da Costa Lima, 50 anos, oito de profissão, é motorista de aplicativo e relata que o valor do quilômetro rodado, pago pelas empresas que operam no mercado amazonense, não cobrem os custos dos profissionais do volante (combustível, seguro e manutenção dos veículos, entre outros itens), que chegam a trabalhar 12 horas por dia ou mais.
“Os motoristas de Manaus precisam rodar muito para ganhar um mínimo, que em certos casos não cobrem os custos, já que a maior parte do valor pago pelos passageiros ficam com as empresas”, desabafa Antônio Lima.
Ele entende que a proposta da Go Mobi preenche as necessidades de todos os condutores profissionais, principalmente no quesito da precificação, já que a plataforma não determina o valor da corrida, o sistema só faz a intermediação entre motoristas e passageiros.
“O motorista deve determinar o valor da corrida e não a empresa, por isso, nós acreditamos que haverá muita procura pela ‘Go Mobi’ em Manaus, tanto de motoristas como de passageiros”, complementa Lima.
Motorista de aplicativo há três anos, Layany Kelly dos Reis Santiago, 31 anos, compartilha da mesma opinião do colega. Ela trabalha de segunda-feira a sábado, por cerca de 12 horas diárias para conseguir atingir a meta básica.
“No início de cada mês o movimento é bom, o que permite trabalhar menos tempo, mas a partir da segunda quinzena há uma queda acentuada na procura pelo serviço, obrigando os motoristas a dirigir mais para compensar as perdas”,
explica Layany, acrescentando que Manaus tem atualmente em torno de 50 mil motoristas de aplicativos.
*Com informações da assessoria
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