×
cultura amazonense

Em Autazes, comunidade indígena Pantaleão recebe oficina de teatro de rua

A aldeia recebeu oficinas de teatro de rua, produção de estandarte e roda de conversa com profissionais da arte

Manaus (AM) — O projeto “Olha o Teatro no Meio da Rua: Resgate, Tradição e Folclore” levou uma proposta de vivência teatral, baseada no Auto do Boi, para a comunidade indígena Pantaleão — povo Mura. No coração da cidade de Autazes, situada a 220 km de Manaus, a aldeia recebeu oficinas de teatro de rua, produção de estandarte e roda de conversa com profissionais da arte.

A iniciativa, idealizada pela atriz Thiana Colares, buscou resgatar e promover a cultura e tradições da região. As festividades folclóricas de Autazes foram o despertar da sensibilidade artística na vida e carreira da idealizadora do projeto. Fez parte das primeiras formações da tradicional e eterna ciranda de Autazes no início dos anos 90, compôs o quadro de brincante do Boi Bumbá Meirinho no final dos anos 90 e no início dos anos 2000.

A oficina começou por volta das 9h da manhã com uma roda de conversa para conhecer a vivência folclórica de cada participante, de cada adolescente. “Muitos deles já tinha vivência em algumas danças populares como a ciranda, quadrilha e cangaço”, explica Thiana.

Em seguida, sob a coordenação do Juca di Souza, cenógrafo e aderecista do projeto, os participantes puderam aprender a confeccionar o estandarte do Teatro de Rua, desde a criação, concebendo a estética até a parte técnica. Após isso, a oficina entrou na linguagem do teatro de rua, ensaio das cenas com participantes e por fim, o cortejo pela cidade até a praça de Autazes.

“Fizemos uma linda apresentação do Auto do Boi. As crianças puderam participar inseridos na cena e assistindo ao teatro. Ainda tivemos a atuação do Tuxaua Edilson Correia que interpretou o pajé na contação de histórias”,

conta Colares.

“Projeto muito lindo. Agradecemos a Deus por receber este projeto para que a gente possa incentivar nossos jovens pelo caminho mais correto. Que o projeto volte logo. Nossos jovens ficaram muito felizes, pois foi o primeiro certificado deles”, afirma o Tuxaua da Aldeia Pantaleão, Edilson Correia Gonçalves.

Com o apoio da comunidade e a parceria com a produção local, a oficina de teatro de rua foi um marco na valorização da cultura e na promoção da arte em Autazes. O resgate, a tradição e o folclore ganham vida nas ruas da cidade, mostrando que o teatro pode ser acessível a todos.

“Poder realizar este projeto na minha terra foi emocionante para mim. Foi uma troca muito boa, esperamos que nosso projeto só cresça e que a gente continue potencializando a arte e a cultura de folclórica de Autazes”,

conclui a atriz Thiana Colares.

Este projeto foi contemplado no edital de Fomento às Artes e Cultura, realizado com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Apoia este projeto o Conselho Indígena Mura (CIM).

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Balé Folclórico apresenta espetáculo ‘Folguedos 10 anos’ simulando um arraial no Teatro Amazonas

Canções da Floresta inicia turnê mundial com apresentações gratuitas no Teatro Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *