Manaus (AM) — O projeto “Olha o Teatro no Meio da Rua: Resgate, Tradição e Folclore” levou uma proposta de vivência teatral, baseada no Auto do Boi, para a comunidade indígena Pantaleão — povo Mura. No coração da cidade de Autazes, situada a 220 km de Manaus, a aldeia recebeu oficinas de teatro de rua, produção de estandarte e roda de conversa com profissionais da arte.
A iniciativa, idealizada pela atriz Thiana Colares, buscou resgatar e promover a cultura e tradições da região. As festividades folclóricas de Autazes foram o despertar da sensibilidade artística na vida e carreira da idealizadora do projeto. Fez parte das primeiras formações da tradicional e eterna ciranda de Autazes no início dos anos 90, compôs o quadro de brincante do Boi Bumbá Meirinho no final dos anos 90 e no início dos anos 2000.
A oficina começou por volta das 9h da manhã com uma roda de conversa para conhecer a vivência folclórica de cada participante, de cada adolescente. “Muitos deles já tinha vivência em algumas danças populares como a ciranda, quadrilha e cangaço”, explica Thiana.
Em seguida, sob a coordenação do Juca di Souza, cenógrafo e aderecista do projeto, os participantes puderam aprender a confeccionar o estandarte do Teatro de Rua, desde a criação, concebendo a estética até a parte técnica. Após isso, a oficina entrou na linguagem do teatro de rua, ensaio das cenas com participantes e por fim, o cortejo pela cidade até a praça de Autazes.
“Fizemos uma linda apresentação do Auto do Boi. As crianças puderam participar inseridos na cena e assistindo ao teatro. Ainda tivemos a atuação do Tuxaua Edilson Correia que interpretou o pajé na contação de histórias”,
conta Colares.
“Projeto muito lindo. Agradecemos a Deus por receber este projeto para que a gente possa incentivar nossos jovens pelo caminho mais correto. Que o projeto volte logo. Nossos jovens ficaram muito felizes, pois foi o primeiro certificado deles”, afirma o Tuxaua da Aldeia Pantaleão, Edilson Correia Gonçalves.
Com o apoio da comunidade e a parceria com a produção local, a oficina de teatro de rua foi um marco na valorização da cultura e na promoção da arte em Autazes. O resgate, a tradição e o folclore ganham vida nas ruas da cidade, mostrando que o teatro pode ser acessível a todos.
“Poder realizar este projeto na minha terra foi emocionante para mim. Foi uma troca muito boa, esperamos que nosso projeto só cresça e que a gente continue potencializando a arte e a cultura de folclórica de Autazes”,
conclui a atriz Thiana Colares.
Este projeto foi contemplado no edital de Fomento às Artes e Cultura, realizado com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Paulo Gustavo, operacionalizado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Apoia este projeto o Conselho Indígena Mura (CIM).
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Balé Folclórico apresenta espetáculo ‘Folguedos 10 anos’ simulando um arraial no Teatro Amazonas
Canções da Floresta inicia turnê mundial com apresentações gratuitas no Teatro Amazonas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱