A influência de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2024 é maior que a de Lula (PT) em 9 de 21 capitais, incluindo Manaus, aponta a pesquisas Quaest, realizada após o início da campanha eleitoral, em agosto.
De acordo com a pesquisa divulgada no domingo (1º), o ex-presidente Bolsonaro influencia mais que Lula no voto dos eleitores de Boa Vista (RR), Manaus, Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Maceió (AL), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Rio de Janeiro (RJ).
O presidente Lula influencia mais do que Bolsonaro o voto dos eleitores apenas em três capitais: Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
Nas outras nove capitais há um empate técnico neste quesito de influência sobre o eleitor. São elas: Belém (PA), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG), Florianopólis (SC), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) Vitória (ES), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).
A Quaest não trouxe dados sobre Natal (RN), Goiânia (GO), Palmas (TO), Teresina (PI) e São Luís (MA)
‘”A força das lideranças nacionais capturado pelas pesquisas segue o mesmo padrão que observamos nas eleições de 2022. Bolsonaro venceu Lula em muitas capitais, embora o atual presidente tenha tido vitória significativa em São Paulo capital, um dos resultados mais importantes para a sua vitória. Mas no interior dos estados, principalmente do Nordeste, a situação é melhor pra Lula“, diz Felipe Nunes, diretor da Quaest.
Em 2022, Bolsonaro teve mais votos que Lula no 2º turno nas 9 capitais em que sua influência em 2024 é maior. E Lula teve mais votos nas 3 na qual é mais influente.
Eleições Municipais
De acordo com dados da pesquisa Quest, contratada pela Rede Amazônica, divulgados na segunda-feira (26), 31% dos eleitores manauaras gostariam que o prefeito fosse aliado do ex-preseidente Bolsonaro e apenas 22% gostaria que o prefeito fosse aliado do atual presidente Lula.
Cerca de 42% dos eleitores gostariam que o prefeito fosse independente e apenas 5% não soube responder.
Quando questionados sobre quem os eleitores votariam, mesmo sem conhecer o candidato, 33% disse que votaria em um candidato apoiado por Bolsonaro mesmo sem o conhecer.
Cerca de 21% disse que votaria em um candidato apoiado pelo presidente Lula.
Em contrapartida, cerca de 76% dos eleitores falaram que não votariam em um candidato apoiado pelo Lula mesmo sem o conhecer, enquanto 64% afirmou não votar em um candidato apoiado por Bolsonaro, mesmo sem o conhecer.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱