×
Editorial

A educação prejudicada

O Estudo do Unicef, denominado Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, alerta toda uma sociedade para a hercúlea tarefa de dinamizar novamente o processo educacional neste período de baixa da pandemia

No Amazonas, como nos demais estados brasileiros, o Dia Internacional da Educação, comumente comemorado em 24 de janeiro, passou quase em branco, sem grandes eventos para dignificá-lo, o que, de um certo modo, foi compreensível em razão da pandemia da Covid-19.


A propósito da pandemia, um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra o quanTo o coronavírus prejudicou o desenvolvimento da educação no mundo inteiro nos últimos dois anos, forçando o fechamento de escolas de maneira radical até o advento da vacina. Segundo especialistas, o que já era ruim antes da pandemia, ficou pior com a chegada dela.


O Estudo do Unicef, denominado Cenário da Exclusão Escolar no Brasil, alerta toda uma sociedade para a hercúlea tarefa de dinamizar novamente o processo educacional neste período de baixa da pandemia. Conforme ele, a crise sanitária elevou a exclusão escolar, inclusive entre os povos indígenas nas regiões Norte e Nordeste.


De acordo com o Unicef, a exclusão escolar afeta crianças e adolescentes, o que também se pode constatar pelos números da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD, segundo a qual em 2019 um milhão e cem mil crianças e adolescentes ficaram fora das escolas, a maioria nas faixas etárias de 15 a 17 anos, idade na qual todos deveriam estar cursando o Ensino Médio, e de quatro a cinco 5 anos, que corresponde à Pré-escola.


No Amazonas, tal realidade exige compreensão e apoio ao governador Wilson Lima e ao prefeito David Almeida quanto a obrigatoriedade da vacina direcionada às crianças. O negacionismo joga contra a vida e a favor da exclusão escolar.

Leia mais:

Sesc AM oferece 300 vagas gratuitas em modalidades esportivas 

Casa da Ciência do Inpa em Manaus realiza exposição com invertebrados

Prefeitura de Manaus disponibiliza transporte para vacinação de crianças neste sábado

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *