×
Manaus

Os motivos principais da falta de regularização de imóveis

Em Manaus, há estudos que declaram que cerca de 70 a 80% dos imóveis não são regularizados

Sabe-se que no Brasil cerca de 60% (sessenta por cento) dos imóveis não possuem a devida regularização, conforme recente matéria de grandes jornais como a Folha de São Paulo e o Correio Brasiliense, e em Manaus há estudos que declaram que cerca de 70 a 80% (setenta e oitenta por cento) dos imóveis não são regularizados.

Quais algumas das razões para que essa realidade? 

Ausência de Políticas Públicas Consistentes ou Suficientes: as políticas públicas promovidas pelo Estado e Município, não têm sido suficientes para resolver esse complexo problema, percebe-se que essa ainda não é uma prioridade dos entes Ferais, Estaduais e nem municipais.

Aliado a isso, outras instituições de representação de interesses da sociedade, tais como o Ministério Público Estadual, Federal, ONGs, Secretarias Habitacionais, Tribunal de Justiça, e até mesmo órgãos representativos como a OAB ainda não realizaram uma ação conjunta para enfrentar esse problema.

Problemas de altos custos para proceder com a regularização: custos como Impostos, taxas de cartório (escrituras, registros, emissão de certidões), plantas, memoriais descritivos em alguns casos, bem como honorários, boa parcela da população não tem meios para proceder com a regularização. 

Questão Cultural: é bem verdade que muitas famílias até teriam condições financeiras de regularizar fazendo um planejamento no orçamento, mas essa questão perpassa também a uma situação cultural de “deixar para depois”, algumas famílias se programam para aquisição de bens móveis, viagens, festividades, mas esse item fica muitas vezes negligenciado. E você concorda com esses aspectos? 

Litígios entre órgãos, instituições, falta de competência técnica, e desacordos são outros pontos que dificultam a regularização de imóveis no Brasil, como um todo. Tem mais algum ponto para acrescentar? Nos envie no e-mail: [email protected]

O presente artigo não pretende esgotar esse tema, para saber mais, entre em contato conosco: Dra. Dalimar de M. R. da Silva- advogada na área de Direito de Família/Sucessões e Regularização de Imóveis. Membro do IBDFAM- Instituto Brasileiro de Direito de Família.

@dalimarsilvaadvogada Site: dalimaradvogada.com.br   (92) 98610-5058

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *