A partir desta terça-feira (1º), a conta de energia elétrica terá um aumento, com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, a mais alta do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa mudança, o custo por cada 100 quilowatts-hora consumidos passa de R$ 4,463 para R$ 7,877.
Leia também: Seca ameaça fornecimento de energia e água em Benjamin Constant, no AM
Essa decisão foi comunicada na última sexta-feira (27) pela Aneel, devido ao risco hidrológico, uma vez que os reservatórios estão com níveis baixos, e ao aumento dos preços da energia no mercado, influenciados pelos custos de produção.
O sistema de bandeiras tarifárias inclui as cores verde, amarelo e vermelho, com dois patamares de vermelho. A bandeira verde patamar 1, que não gera custos adicionais, estava em vigor desde setembro, após um período em que a bandeira verde, a mais econômica, prevaleceu por vários meses.
Segundo a Aneel, esse sistema visa tornar a cobrança mais transparente para os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN). Criado em 2015, ele reflete os custos de geração de energia no Brasil e permite que os consumidores ajustem seu uso para tentar reduzir a conta de luz.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱