×
seguro-defeso

Governo vai pagar dois salários mínimos a pescadores do Norte afetados pela seca

Medida publicada nesta terça (8) estipula benefício a trabalhadores impactados pela estiagem na região; 100 mil pescadores artesanais devem receber benefício

Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou uma medida provisória (MP) que institui um seguro-defeso para pescadores afetados pela seca no Norte do Brasil. O auxílio, no valor de R$ 2.824,00 — equivalente a dois salários mínimos —, será destinado a aproximadamente 100 mil pescadores prejudicados pelo longo período de estiagem na região. A MP foi publicada na edição desta terça-feira (8) do Diário Oficial da União.

O pagamento será feito em uma única parcela, com a expectativa de que os depósitos ocorram após a publicação do crédito extraordinário pelo governo federal nas próximas semanas.

O auxílio abrangerá pescadores artesanais de cerca de 100 municípios onde foi reconhecida a situação de calamidade ou emergência devido à seca.

Embora o governo tenha mencionado que outras categorias de trabalhadores, como os afetados por queimadas ou pelas recentes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, possam ter acesso a linhas extraordinárias de crédito, a medida atual se limita aos pescadores. A execução do pagamento será realizada pela Caixa Econômica Federal.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *