As forças rebeldes na Síria declararam Damasco “livre”, alegando que Bashar al-Assad fugiu da capital, de acordo com uma declaração publicada neste domingo (8).

“Declaramos a cidade de Damasco livre do tirano Bashar al-Assad”, escreveu o Comando de Operações Militares em uma publicação no Telegram.

“Para os deslocados em todo o mundo, uma Síria livre os aguarda”, acrescentou a declaração.

Os rebeldes alegaram anteriormente ter entrado na capital e assumido o controle da notória Prisão Militar de Saydnaya ao norte de Damasco.

O primeiro-ministro sírio Mohammad Ghazi al-Jalali disse que o governo está pronto “para cooperar com qualquer liderança que o povo escolher”.

“Estamos prontos para cooperar com qualquer liderança que o povo escolher, oferecendo todo o suporte possível para garantir uma transição suave e sistemática das funções governamentais, preservando as instalações do estado”, disse ele.

Ele afirmou ainda que a Síria deveria realizar eleições livres para permitir que seu povo decida sua liderança. Jalali também disse que esteve em contato com o comandante rebelde Abu Mohammed al-Golani para discutir a gestão do atual período de transição, marcando um desenvolvimento notável nos esforços para moldar o futuro político da Síria.

*Com informações de CNN