×
Floresta + Amazônia

Prefeitura convoca 368 agricultores para chamada pública de Pagamento por Serviços Ambientais

Mutirão de Regularização Ambiental chega aos agricultores parintinenses

Mais de 360 agricultores familiares, com áreas até 320 hectares, estão aptos a participar do edital de Chamada Pública do Projeto Floresta + Amazônia, modalidade conservação, para receberem retribuição monetária de R$ 1.500,00 a R$ 28 mil por conservarem a floresta. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é a principal base de consulta dos potenciais beneficiários, dos quais 306 são do Projeto de Assentamento Vila Amazônia e 62 de outras localidades, que foram previamente analisados para fazer a retificação.

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural, participa da iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), executada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Município prioritário para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento na Amazônia Legal, Parintins abre a agenda de 2025 do Projeto Floresta + Amazônia, com visita de articulação de 28 a 31 de janeiro.

Os incentivos financeiros contemplam produtores com imóveis inscritos no CAR até 31 de agosto de 2024, que serão atendidos por uma Ação Conjunta de Regularização Ambiental de 15 a 25 de fevereiro. O mutirão visa a retificação de CAR e a inscrição dos agricultores na chamada pública do Floresta + Amazônia. A ação conjunta tem o envolvimento do PNUD, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), empresa Regea e Cooperação Alemã.

Durante a visita de articulação na próxima semana, o secretário de produção rural, Tião Teixeira, e o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, definirão a agenda da Ação Conjunta com a coordenadora local do Floresta + Amazônia, Júlia Linhares, o analista ambiental, responsável do Núcleo de Planejamento do Ipaam, Sheron Vitorino, e a coordenadora do Centro Multifuncional de Parintins, Fabiana Campelo.

Os potenciais beneficiários com pendências no CAR podem procurar a Secretaria Municipal de Produção Rural, na Rua Paes de Andrade, ou o Centro Multifuncional de Parintins, na Rua Itacoatiara, para mais informações. Veja a lista do público-alvo do mutirão ambiental: https://www.florestamaisamazonia.org.br/novo/editais/conservacao/

*Com informações da assessoria

Leia mais:

UGPE prepara reassentamento das famílias beneficiadas pelo Prosai em Parintins

Lancha com passageiros colide com tronco e naufraga em Parintins, no AM

Arte Sem Fronteiras abre temporada 2025 com audição para o Festival Folclórico de Parintins

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *