×
desafios

Lula rebate ataques ao Governo e fala sobre fazer luta na rua

Presidente rebate ataques à sua gestão, defende a luta de rua e destaca a importância de combater fake news

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (30), os ataques e críticas direcionados ao seu governo, especialmente nas redes sociais.

Ele afirmou que seus adversários precisam “aprender a fazer luta de rua” para derrotá-lo, ressaltando que é mais fácil espalhar mentiras na internet do que se engajar em um diálogo direto com os eleitores.

“Quem quiser derrotar a política do meu governo vai ter que aprender a fazer luta de rua, porque é mais fácil na internet mentindo. Agora, é muito difícil ter coragem de ir à rua conversar com o povo e discutir com o povo as coisas que estão acontecendo no país”, disse Lula.

Movimento de Impeachment

A resposta do presidente ocorre em meio a um aumento significativo das críticas ao governo, particularmente após a notícia de que o pedido de impeachment contra ele na Câmara dos Deputados ganhou força.

O pedido já soma mais de 100 assinaturas, com 12 deputados federais da Região Norte apoiando a medida. Os parlamentares acusam o presidente de crimes de responsabilidade no programa Pé-de-Meia.

Na capital amazonense, políticos do PL, como os deputados Capitão Alberto Neto, Péricles Débora Menezes, Capitão Carpê e Coronel Rosses, têm liderado protestos contra o governo.

O deputado federal Capitão Alberto Neto reforçou seu apoio ao movimento. Além disso, o deputado mineiro Nikolas Ferreira (PL) convocou um ato contra Lula para o dia 16 de março, e grupos como os Jovens Patriotas do Amazonas têm mobilizado a população com a campanha “Fora Lula”.

O pedido de impeachment deve ser protocolado oficialmente no dia 1º de fevereiro, com o presidente da Câmara sendo o responsável pela decisão sobre seu prosseguimento.

Desinformação

O presidente também abordou o impacto das fake news e a desinformação que circula nas redes sociais, alertando que a democracia será prejudicada se essas mentiras não forem combatidas.

“A democracia será a grande derrotada se a gente permitir a vitória das fake news”, alertou Lula.

Para lidar com esses desafios, a gestão de Lula iniciou uma reestruturação na comunicação do governo. A troca do petista Paulo Pimenta pelo publicitário Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação Social (Secom) tem como objetivo melhorar a comunicação com a população e reverter a queda de popularidade do governo. Sidônio Palmeira defende que a disseminação de mentiras criou uma “cortina de fumaça” que impede que as ações do governo cheguem à população de forma clara.

“Mentiras e desinformações têm criado uma cortina de fumaça que impede que as ações da gestão cheguem à população”, disse Sidônio.

Com isso, o governo planeja intensificar sua presença nas redes sociais, combatendo narrativas falsas associadas ao bolsonarismo, e adotando uma postura mais agressiva para garantir que as políticas públicas sejam divulgadas de forma eficaz.

Recuperação

O presidente também aproveitou a oportunidade para falar sobre seu estado de saúde, que tem sido um ponto de discussão desde sua queda no ano passado e a cirurgia subsequente para conter um hematoma no cérebro.

Lula garantiu que está “100% recuperado” e pronto para enfrentar os desafios de 2025, que ele considera o “ano mais importante de seu governo”.

“Em setembro eu bati a cabeça, e em dezembro eu tive que fazer um procedimento. Hoje eu estou aqui 100% recuperado e preparado para todas as dúvidas (dos jornalistas). Já voltei a fazer ginástica, andar, fazer musculação. Já posso fazer a viagem que eu quiser, para o país que eu quiser”, declarou Lula.

(*) Com informações do O Globo

Leia mais: Lula confirma a alidados Gleisi Hoffmann como ministra da Secretaria-Geral

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *