Manaus (AM) – A imprensa internacional repercutiu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), nesta terça-feira (18). Ele foi denunciado por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado e grave ameaça contra o patrimônio da União, além de deterioração de patrimônio tombado.
The New York Times: O jornal dos Estados Unidos classificou a denúncia como o “último capítulo” de uma saga que inclui Bolsonaro desacreditando o sistema de votação brasileiro, uma eleição “tensa” e uma invasão aos prédios dos Três Poderes por seus apoiadores.
The Washington Post: Outro jornal estadunidense destacou que “o procurador-geral da República, Paulo Gonet, acusou formalmente nesta terça-feira o ex-presidente Jair Bolsonaro de tentar dar um golpe para permanecer no cargo após sua derrota nas eleições de 2022, em uma conspiração que também incluía um plano para envenenar seu sucessor e atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.
The Guardian: O britânico publicou que “Jair Bolsonaro é acusado de suposto plano de golpe de extrema direita para tomar o poder no Brasil”. O jornal destacou que a “conspiração” incluía um plano para envenenar Luiz Inácio Lula da Silva e matar a tiro o juiz do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, um inimigo do antigo presidente.
Le Monde: Na França, o jornal noticiou que Bolsonaro, “antigo presidente de extrema direita do Brasil”, foi acusado de planejar um golpe contra Lula. O veículo destacou que Bolsonaro e 33 outros suspeitos são acusados de incitar e praticar atos contrários aos três poderes e ao Estado de direito democrático.
El País: O espanhol também identificou Bolsonaro como um “ex-presidente de extrema direita” acusado de tentar “reverter a sua derrota eleitoral”. O jornal destacou que a Procuradoria-Geral da República afirma que Bolsonaro liderou “uma organização criminosa baseada num projeto autoritário de poder”.
La Nación: Na Argentina, a denúncia também foi destaque no jornal. “Promotores brasileiros acusaram nesta terça-feira o ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas de uma tentativa de golpe em 2022 para impedir que seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, assumisse o cargo”.
Clarín: Também na Argentina, o jornal destacou que “Jair Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe em 2022”. O veículo noticiou que ele também é acusado de “tentar abolir violentamente o estado democrático de direito” e de “organização criminosa armada”, e que “outras 33 pessoas também foram acusadas pelos tribunais locais”.
Telesur: O venezuelano afirmou que a denúncia do procurador-geral da República, Paulo Gonet, alega “a responsabilidade de Bolsonaro como líder da estratégia do golpe, que terminou com seus apoiantes a invadirem os edifícios dos três poderes em Brasília em 8 de janeiro de 2023”.
Processo no STF: No Supremo, caso haja rejeição da denúncia, o inquérito é arquivado. Se os ministros aceitarem, Bolsonaro se torna réu e o processo penal tem início. A decisão pode ser tomada pelo plenário do STF, com os 11 ministros, ou pela Primeira Turma da Corte, presidida por Alexandre de Moraes, que também é relator do caso. Além de Moraes, compõem o colegiado Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino.
Etapas do Processo: Com o aceite da denúncia, os ministros ouvem a acusação e a defesa do ex-presidente. Na etapa da instrução penal, são ouvidas as testemunhas, os peritos e os réus. Por último, as partes de defesa e acusação voltam para fazer as alegações finais. Somente após esta etapa os ministros decidem pela condenação ou absolvição.
Leia mais:
PGR denuncia Bolsonaro ao STF por tentativa de golpe
Militares confirmam pressão de Bolsonaro por golpe de Estado
Golpe não ocorreu porque Bolsonaro foi um “covardão”, afirma Lula
Maioria dos brasileiros acredita que Bolsonaro tentou dar golpe, diz Datafolha
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱