Manaus (AM) – A Zona Franca de Manaus (ZFM) voltou ao centro do debate político após declarações do atual superintendente da Suframa, Bosco Saraiva. Durante entrevista ao G6, grupo formado por portais de notícias do Amazonas, Saraiva afirmou que o governo Bolsonaro tentou fechar o polo industrial da ZFM, mobilizando forças para desmantelar a economia local.
Segundo Saraiva, em fevereiro de 2022, o então ministro da Economia, Paulo Guedes, articulou cortes drásticos no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), enquanto o coronel reservista Alfredo Menezes Júnior, aliado de Bolsonaro e então superintendente da Suframa, executava medidas para inviabilizar a ZFM. Como consequência, diversas empresas já se preparavam para deixar o Amazonas até agosto daquele ano.
Menezes rebate e desafia Saraiva para debate
As declarações de Bosco Saraiva foram duramente rebatidas pelo ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, que classificou as acusações como “mentirosas e covardes”. Em vídeo publicado em suas redes sociais nesta terça-feira (25), Menezes afirmou que a gestão Bolsonaro nunca tentou prejudicar a ZFM e desafiou Saraiva para um debate público.
“Isso é uma mentira descarada, sem base, sem provas, sem credibilidade. Parece mais uma tentativa de ‘lacração’ para ganhar likes na internet. Além de ser absurda, essa afirmação é uma covardia inominável”, disse Menezes.
Ele também defendeu sua atuação na Suframa, destacando que, durante o governo Bolsonaro, a ZFM bateu recordes de faturamento, ultrapassando a marca de R$ 100 bilhões em 2020, e que sua gestão destravou diversas plantas industriais no Polo Industrial de Manaus (PIM).
“Bolsonaro me deu a missão de proteger a Zona Franca de Manaus e o Amazonas, sem politicagem. Trabalhamos sério, valorizamos a meritocracia, que, aliás, parece uma palavra desconhecida pela atual gestão”, concluiu Menezes.
O embate entre os dois ex-gestores da Suframa reacende a disputa política em torno do futuro da Zona Franca de Manaus e seu papel no desenvolvimento econômico do Amazonas.
Leia mais:
Gestão de Bolsonaro tinha plano de fechar Polo Industrial de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
E o que Bolsonaro fez pelo Amazonas? Um monte de vala no cemitério, foi sua maior obra no Estado. Nunca entregou nada para Manaus e só viveu de lacracao, mas como amazonense adora babar ovo de otário, cai nessas ciladas.
Bom dia.Durante 7 dias superintendente Bosco, quantas carretas passarão pela BR 319, faz as contas!!!Chega de Blá, Blá…A Sociedade que Progresso e não retrocesso.
DADOS POR ANO – DESTAQUE
2019
Foi a primeira vez que o PIM faturou acima de R$ 100 bilhões ;
Destravamento dos PPB, com mais de 2 (dois) anos parados;
Reorganizou a composição do CAS, com a publicação do Decreto 9.912/2019;
2020
Foi aprovado, pela primeira vez, o Plano de Gestão de Risco na área de Operações;
Revisão do marco legal para regularização fundiária nas áreas do Distrito Agropecuário
Ampliação dos canais de atendimento as empresas via web
Iniciou o desenvolvimento do Novo Sistema de Controle de Importação e Exportação
Implementou melhorias no Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional, como: aprimoramento das regras para seletividade dos canais de vistoria e implementação de fases de parametrização/matriz de risco;
Estabeleceu os critérios para desenvolvimento da rotina para integração com a REDESIM;
Revitalização da infraestrutura do CBA
Aprovação de 146 projetos
Publicação de 75 Portarias Interministeriais sobre fixação e alteração de Processos Produtivos Básicos (PPB), sobretudo em razão do reforço da equipe técnica e da adoção de um acompanhamento mais efetivo dos processos
2021
Publicação de 74 Portarias de PPB´s
Em termos de melhoria no ambiente de negócios foram alteradas 7 Resoluções que criam melhores condições para a atração de investimentos, simplificam e desburocratizam processos e aperfeiçoam controles internos, particularmente a Resolução/CAS no. 205. Deve ser destacada também a Resolução/CAS no 02, que permite benefícios fiscais às indústrias que fizerem beneficiamento de matéria prima regional, de origem agrícola ou vegetal, em todos os municípios da Amazônia Ocidental, contribuindo para o adensamento das cadeias produtivas a partir da bioeconomia
2022
Foram submetidos ao Conselho de Administração da Suframa (CAS), e aprovados, 202 projetos técnico-econômicos
37 portarias interministeriais sobre fixação/alteração de PPBs. Cinco novos produtos foram contemplados com PPB, o que aumenta a perspectiva de atração de novos investimentos para o Polo Industrial de Manaus.
Concordo com o Bosco Saraiva, a gestão do coronel Menezes prejudicou muito a Zona Franca de Manaus.
Prova isso aí mortadela…
Concordo com o Bosco Saraiva, o governo Bolsonaro prejudicou muito a Zona Franca de Manaus.
Concordo plenamente com o Bosco Saraiva, o governo Bolsonaro prejudicou muito a Zona França de Manaus.