A sociedade evoluiu e, consequentemente, o mercado e o jeito de fazer negócios. O que antes se resolvia em um modelo transacional – focado em compras simples e rápidas, sem interações extensivas –, agora exige estratégias mais apuradas e pensadas para o desenvolvimento de um relacionamento fidelizado entre quem vende e seus consumidores.
A importância do relacionamento nas vendas
Empresário com mais de 15 anos de experiência, o sócio e diretor comercial do grupo Pará Cabos, Rafael Amorim, pontua que a utilização de técnicas de vendas é essencial para os negócios, pois transformam a venda transacional em relacionamentos duradouros, aumentando a fidelização e o valor do cliente ao longo do tempo.
Dentre as estratégias, o empresário destaca o estabelecimento de conexões. “Na minha visão, uma das ferramentas mais poderosas no ambiente de vendas atual é o relacionamento. O conceito vai além da simples transação comercial: trata-se de estabelecer conexões genuínas com os clientes, desenvolvendo um networking sólido, que gera confiança e preferência. Você vende não apenas pelo produto, mas pelo relacionamento construído”, pontua.
Visitas presenciais e personalização na abordagem
Outra dica se refere a sair da zona do conforto e fazer visitas presenciais ao cliente, entendendo suas necessidades in loco. “É comprovado que quem visita mais, vende mais, pois cria vínculos mais fortes e identifica oportunidades que não seriam percebidas remotamente”, ressalta o especialista.
Amorim também destaca outros mecanismos: ter atenção genuína às características de cada cliente (estado civil, hobbies, preferências) para personalizar a abordagem e facilitar o relacionamento; e tornar toda a jornada do cliente a mais agradável e memorável possível, desde o primeiro contato até o pós-venda, garantindo uma experiência positiva. “Isso transforma os clientes em defensores da marca e promotores do negócio”, observa.
De acordo com o empresário, esses princípios são aplicáveis a absolutamente todos os nichos, seja vendendo produtos, serviços, ideias ou soluções. “Não há restrições significativas, apenas adaptações necessárias conforme as particularidades de cada segmento”, reforça.
Leia mais: O que falta fazer na Tributária para a ZFM
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱