Centenas de manifestantes marcharam pelas ruas de Manhattan, em Nova York, neste sábado (19), em protesto contra o governo do presidente Donald Trump. Com cartazes e bandeiras dos Estados Unidos, o grupo se concentrou diante da biblioteca pública da cidade.

“Sem medo, sem ódio, sem ações da polícia de imigração no nosso estado”, gritavam os participantes, em coro.

Protestos se espalham pelos EUA

Além de Nova York, cidades como Chicago, Washington e outras dezenas de localidades também registraram manifestações. Este foi o segundo dia consecutivo de protestos desde que Trump reassumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos.

Medidas do governo geram críticas

Desde a posse, em janeiro, o presidente Trump e seu aliado Elon Musk anunciaram a demissão de mais de 200 mil funcionários públicos. O governo também deteve dezenas de estudantes estrangeiros e ameaçou cortar o financiamento federal de universidades que mantêm programas de diversidade, equidade, inclusão, iniciativas climáticas e manifestações pró-palestinas.

Essas ações foram duramente criticadas por grupos de direitos humanos, que as consideram um retrocesso nas políticas de inclusão e liberdade acadêmica.

(*) Com informações de CNN

Leia mais:

Brasil e EUA realizam primeira reunião após ‘tarifaço’ de Trump