O Papa Leão XIV nomeou neste sábado (5) o arcebispo francês Thibault Verny, de 59 anos, como novo presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, em sua primeira medida pública voltada ao enfrentamento dos abusos sexuais cometidos por membros do clero católico.
Verny continuará exercendo o cargo de arcebispo de Chambery, no sudeste da França.
Histórico da comissão
Criada em 2014 pelo Papa Francisco, a comissão é um dos principais instrumentos da Igreja para prevenir e lidar com casos de abuso sexual. Desde então, ela teve impacto global ao tratar de denúncias, mas também enfrentou críticas e renúncias de membros.
Entre os desafios enfrentados está a renúncia, em 2023, de um influente padre jesuíta e conselheiro do Papa, que expressou preocupações sobre a gestão da comissão.
Compromisso com a proteção
Thibault Verny declarou seu compromisso com a ampliação das medidas de proteção e com o acesso igualitário a recursos para prevenção em todas as partes da Igreja.
“Promoveremos o (…) compartilhamento equitativo de recursos para que todas as partes da Igreja, independentemente da geografia ou circunstância, possam manter os mais altos padrões de proteção”, afirmou em nota oficial.
Ele substitui o cardeal Sean O’Malley, ex-arcebispo de Boston, que presidia o grupo desde a sua fundação. O’Malley, hoje com 81 anos, vinha atuando além da idade tradicional de aposentadoria para bispos (80 anos).
Em comunicado, O’Malley elogiou o sucessor:
“Verny é um líder colaborativo comprometido com o avanço da adoção global de proteção e salvaguarda, para garantir da melhor forma possível a segurança daqueles que estão sob os cuidados da Igreja em todo o mundo.”
*Com informações da IstoÉ
Leia mais:
Papa Leão XIV retoma férias papais e anima Castel Gandolfo
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱