O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, neste sábado (9), uma ligação do presidente da Rússia, Vladimir Putin. A conversa entre os dois líderes durou cerca de 40 minutos e abordou temas como o conflito na Ucrânia, as relações com os Estados Unidos e a cooperação dentro do BRICS.
Putin agradece apoio brasileiro e fala sobre paz na Ucrânia
De acordo com nota publicada no site oficial do governo brasileiro, Putin compartilhou atualizações sobre suas discussões em curso com grandes potências internacionais, com foco nos esforços para alcançar a paz entre Rússia e Ucrânia.
O presidente russo agradeceu o empenho do Brasil no tema, enquanto Lula reiterou que o país apoia o diálogo e defende uma solução pacífica. Ele afirmou que o Brasil está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do “Grupo de Amigos da Paz”, iniciativa conjunta entre Brasil e China.
Lula e Putin reforçam diálogo sobre BRICS e cooperação bilateral
Além da guerra na Ucrânia, os presidentes discutiram o cenário político e econômico internacional e trataram da cooperação no âmbito do BRICS, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Putin parabenizou o Brasil pelo sucesso da Cúpula do BRICS, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, os líderes também concordaram em organizar ainda este ano uma nova edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia.
Visita recente à Rússia fortalece relação
Em maio deste ano, Lula e a primeira-dama Rosângela Janja da Silva estiveram na Praça Vermelha, em Moscou, onde acompanharam a parada militar que celebrou os 80 anos da vitória sobre o nazismo.
“A vinda à Rússia reafirma nosso compromisso com o multilateralismo. Iremos assinar acordos de cooperação e buscar a ampliação de nossas parcerias comerciais”, escreveu Lula nas redes sociais.
*Com informações da IstoÉ
Leia mais:
Vetos de Lula a projeto de Lei travam revitalização da BR-319
