Em discurso contundente no plenário do Senado, o senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou os vetos presidenciais que, segundo ele, dificultam a recuperação da rodovia BR-319, e cobrou do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), agilidade na apreciação dos trechos vetados assim que forem encaminhados ao Parlamento.
Aziz condenou a decisão do governo federal de barrar emendas que permitiriam a repavimentação de estradas já existentes, como é o caso da BR-319 — rodovia asfaltada que liga o Amazonas e Roraima ao restante do país. Para o senador, os argumentos técnicos e ambientais utilizados para justificar os vetos não se sustentam.
“A BR-319 é uma via consolidada, e sua recuperação já havia sido acordada com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Depois de tudo acertado, o governo simplesmente veta. Isso é inadmissível”, afirmou o parlamentar.
Durante sua fala, o senador amazonense fez críticas a integrantes do próprio governo que, segundo ele, atuam contra os interesses do Brasil. Sem citar nomes, Aziz classificou como “antipatriotas” aqueles que dificultam o desenvolvimento nacional. “Quem está a serviço da população brasileira não deixaria Roraima e Amazonas isolados. Precisamos pensar no país e não agradar a nações estrangeiras que ignoram nossa realidade ambiental”, disparou.
Omar Aziz também anunciou que fará um apelo formal para que os vetos relacionados à BR-319 sejam pautados em menos de 24 horas após chegarem ao Senado, para apreciação conjunta com a Câmara dos Deputados. Ele defende que os parlamentares analisem caso a caso, mantendo apenas aqueles vetos considerados justos.
“O Congresso Nacional não pode ser submisso. Temos que derrubar os vetos que travam o avanço do país. Isso é urgente e urgentíssimo”, concluiu.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
