×
COM A PALAVRA

George Lins defende ZFM como principal matriz econômica do Estado

George Lins é médico urologista e professor universitário, possui mais de uma década de atuação na rede pública de saúde.

Nesta edição do “Com a Palavra”, a equipe do em tempo entrevistou o pré-candidato a deputado estadual pelo União Brasil George Augusto Lins. Durante a entrevista, ele pontuou suas motivações na política, experiências da vida profissional e inspirações.

George Lins é médico urologista e professor universitário, possui mais de uma década de atuação na rede pública de saúde, além de ser filho do deputado estadual do Amazonas Belarmino Lins e ex-candidato a vice-prefeito de Manaus.

Primeiramente, estamos em ano de eleições e o senhor é pré-candidato a deputado estadual. O que lhe impulsiona a tomar essa iniciativa?

Então, e a pré-candidatura como deputado estadual, ela nasceu de forma muito natural, até por conta da tradição da minha família, que sempre foi envolvida na política. Nós temos aí dois parlamentares que já estão aí há muitos anos como parlamentares, deputado estadual e federal.

Então, é natural que essa sucessão, né? E na minha geração, na geração próxima depois dos nossos pais, tios, eu talvez seja o único que tenha essa inclinação pra política e claro, a minha formação como médico também me permitiu me possibilitou conhecer as dificuldades que o povo amazonense, principalmente aqueles mais necessitado.

De forma muito muito natural nasceu essa vontade de realmente poder me tornar um homem público e dar minha contribuição a exemplo do que meu pai e meu tio sempre fizeram pelo povo do Amazonas e em especial o povo do interior.

Com base no seu histórico familiar de trabalho no interior do Amazonas, como você analisa a economia do Estado? Acredita que há outras alternativas, além do modelo ZFM?

Olha, eu sou um defensor da Zona Franca de Manaus, do modelo econômico que ainda é a matriz econômica principal do nosso Estado. Se a gente for analisar hoje o Amazonas representa dois por cento do PIB nacional e desse total aproximadamente setenta por cento é da indústria, portanto, a  Zona Franca de Manaus tem a sua tremenda importância para manter a economia do nosso estado na geração de emprego e renda.

É claro que a gente tem que pensar também em modelos econômicos, matrizes econômicas que possam Zona Franca, eu entendo isso, não como alternativa, mas como complementação.

A gente tá falando de um estado rico. Então, a gente tem aí a Floresta Amazônica, vamos pensar aí também na questão da biotecnologia, nós temos o turismo, nós temos o turismo relacionado a pesca esportiva, enfim, a gente precisa pensar também que possam complementar a Zona Franca que eu acho que humildemente que é insubstituível e ela vem ajudando no desenvolvimento do nosso estado.

George, você como filho do deputado estadual Belarmino Lins, que tem uma longa trajetória na política, enxerga nele sua principal referência? E até onde pretende chegar?

Ah não tenha dúvida, ele como um político vitorioso, a gente tá falando de um político que está aí há oito mandatos, né? Consecutivos, sendo vitorioso e contra fatos não há argumentos. Eh um político que se elege, se reelege tantas e tantas vezes é porque trabalha, é porque faz o bem, é porque pratica o bem, porque no bem e isso o deputado Belarmino tem feito ao longo de trinta e quase trinta e dois anos de mandato ele sem dúvida nenhuma é a minha principal referência de homem público pelo olhar sensível, pelo político que se preocupa com as causas sociais em especial as causas interioranas e sem dúvida ele é sim minha maior referência.

O futuro a Deus pertence. Eu quero no momento como pré-candidato a deputado estadual poder ter a oportunidade de se assim Deus me permitir e do povo amazonense assim desejar de ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa do estado do Amazonas e contribuir para o desenvolvimento do estado como parlamentar.

Dá para trazer alguma bagagem da sua candidatura anterior para a eleição deste ano? Ou agora são fichas novas?

Ah, com certeza. A as eleições de dois mil e vinte onde me candidatei a vice-prefeito de Manaus, ela me trouxe grandes aprendizados. porque eu tive a oportunidade de conhecer a realidade do povo da minha cidade, a cidade onde eu nasci, Manaus. E entender as necessidades e os problemas que essa população, principalmente aquelas que estão ali na margem da pobreza, passam.

E é natural, é importante que a gente conheça essa realidade pra gente formatar dentro de nós aquilo que a gente espera, aquilo que a gente deseja realizar como homem público e com certeza a experiência que tive foi formidável, tive oportunidade de conhecer praticamente todos os bairros da grande Manaus e sem dúvida isso vai me ajudar na formatação agora como pré-candidato das da minha campanha futuramente.

O popular Natan Augusto, que é enfermeiro, pergunta: Se eleito, o que você vai fazer para ajudar os trabalhadores amazonenses?

Olá Nathan, muito boa pergunta, obrigado por você tá participando e sem dúvida nenhuma das minhas principais pautas onde eu procurarei defender se assim Deus me permitir e assim ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa é em relação a geração de emprego e renda.

Garantir ao amazonense a oportunidade de trabalhar promovendo, ajudando na elaboração de projetos para cada vez mais a gente potencializar cursos profissionalizantes, seja na área da saúde, seja na fomentação do setor primário, porque a gente sabe que falando de interior, o setor primário é o que de fato move a economia.

Você carrega uma grande bagagem de experiência na área da saúde. Esta é uma área que pretende priorizar? Acredita que sua vivência profissional pode contribuir para o exercício da função de deputado estadual?

Ah, com certeza, saúde sempre vai ser uma pauta, né? Num possível mandato e eu sou uma pessoa que ao longo de todos esses pelo menos nos últimos quatro anos tenho percorrido o interior do estado e vejo como extrema de extrema importância um projeto que eu defendo que é a interiorização da medicina especializada.

Vocês imaginem o impacto positivo que a gente causa na vida das pessoas quando a gente leva os profissionais médicos pro interior pra uma cidade, pro município do interior do estado.

Então, sem dúvida, a saúde sempre vai ser uma pauta num possível mandato, eu quero defender a interiorização da medicina, através disso a gente vai, com certeza, minorar o sofrimento do povo interiorano, que é um povo que tá aqui do lado esquerdo do peito.

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *