Na noite da última terça-feira (23), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), apreendeu quase uma tonelada de maconha escondida em uma marcenaria no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus. A operação reflete os avanços no enfrentamento ao crime organizado, resultado dos investimentos do governador Wilson Lima por meio do programa Amazonas Mais Seguro.

A droga foi apresentada durante a entrega de 36 novas viaturas e duas lanchas blindadas às forças de segurança do estado.

“São resultados muito significativos, sobretudo na apreensão de drogas, que é o principal causador dos crimes aqui na capital. Ano passado, nós fizemos uma apreensão recorde de 43 toneladas. Esse ano, superamos a casa de 35 toneladas”, afirmou o governador Wilson Lima.

Ele acrescentou que a droga apreendida no bairro do Mauazinho fortalece a expectativa de superar os números do ano passado, considerando o ritmo das operações em 2025.

Denúncia anônima levou à apreensão

Segundo o Major Almir Nascimento, subcomandante da Rocam, a ação foi possível graças a uma denúncia anônima recebida via WhatsApp da corporação.

“A ROCAM localizou setecentos e cinquenta e sete tabletes de substância após isso a equipe de motocicleta pediu apoio de viaturas e toda a materialidade foi levada ao décimo quarto time para ser entregue e procedimentos cabíveis da Polícia Civil.”

Durante a operação, os policiais encontraram caixas com entorpecentes, celulares e materiais para embalo da droga.

Investimentos fortalecem presença policial no interior

O delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, destacou a presença de efetivo em todos os municípios do interior e os resultados expressivos da Polícia Civil:

“Nos últimos anos, a PC-AM recebeu novas viaturas, armamentos e lanchas, inclusive blindadas, reforçando o trabalho tanto na capital quanto no interior […]. Somente entre janeiro e julho deste ano, a Polícia Civil retirou de circulação mais de 9,7 toneladas de entorpecentes, causando um prejuízo direto de R$ 313 milhões ao narcotráfico e ao crime organizado.”

FOTOS: Diego Peres e Alex Pazuello

Frota reforçada com novas viaturas e lanchas

O governador entregou 36 viaturas destinadas ao interior e duas lanchas blindadas, ampliando a frota total para 657 veículos entregues em 2025. As viaturas são equipadas com o Sistema Paredão, com reconhecimento facial e veicular em tempo real.

Atualmente, o estado conta com 10 lanchas blindadas em operação, além de seis para transporte de tropas. Uma embarcação será destinada ao Comando de Operações Especiais (COE) e outra à Operação Protetor, na região da Tríplice Fronteira.

Desde 2019, o Governo do Amazonas entregou mais de 11 mil armas de fogo de última geração às forças policiais. Também destinou R$ 160 milhões para bases fluviais, como as Arpão, fundamentais no combate ao crime nos rios.

Somente em 2025 (janeiro a agosto), os dados apontam:

  • 2,1 toneladas de drogas apreendidas em bases fluviais
  • 16 embarcações ilegais apreendidas
  • 7,2 milhões de litros de combustível confiscados
  • 1.122 armas e 10 mil munições retiradas de circulação
  • 6.395 prisões em flagrante, com 30% ligadas ao tráfico de drogas

Leia mais: Manaus recebe Projeto Casinha de Livros em escola indígena