Cerca de 40 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas em um grande incêndio que atingiu um bar na estação de esqui de Crans-Montana, na Suíça, durante uma festa de Ano Novo, informaram autoridades nesta quinta-feira (1°).
A causa da explosão ainda não está clara, mas as autoridades disseram que tudo indica que foi um acidente.
“No momento, estamos considerando que se trata de um incêndio e não descartamos a possibilidade de um ataque”, disse a procuradora Beatrice Pilloud em uma coletiva de imprensa, acrescentando que as autoridades abriram uma investigação.
Algumas das vítimas são estrangeiras, disse Stephane Ganzer, chefe de segurança da região de Valais. O chefe de polícia Frederic Gisler informou que uma linha telefônica de apoio foi disponibilizada para os familiares.
“Nosso número é de cerca de 100 feridos, a maioria em estado grave, e infelizmente dezenas de pessoas são consideradas mortas”, disse ele, acrescentando que pacientes foram encaminhados para hospitais em Sion, Lausanne, Genebra e Zurique.
O Ministério das Relações Exteriores da Itália informou que a polícia suíça registrou cerca de 40 mortes, mas Gisler se recusou a dar um número específico.
As autoridades disseram que 10 helicópteros e 40 ambulâncias foram mobilizados. O incêndio aconteceu no bar Le Constellation.
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse que o incêndio pode ter sido causado por fogos de artifício.
“Parece ter sido um acidente causado por um incêndio, por alguma explosão, por algum rojão lançado durante as comemorações de Ano Novo”, pontuou ele ao canal de televisão italiano Sky TG24.
Estação de esqui lamenta incêndio
A administração da estação de esqui Crans-Montana, na Suíça, emitiu um comunicado lamentando “os trágicos eventos ocorridos na madrugada desta quinta-feira (1º)”. “Caros visitantes, amigos e parceiros de Crans-Montana,É com profunda tristeza e grande emoção que enfrentamos o drama que aconteceu no nosso destino, na noite de 31 de dezembro a 1 de janeiro. Nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias, e agradecemos a todas as pessoas e serviços que intervêm para resgatar, e continuam a fazê-lo”.
Para todas as famílias que procuram informações, a Polícia Cantonal montou uma linha de apoio 0848 112 117. Foi aberta uma cela psicológica no Hospital Valais.
Local do incêndio atrai turistas e famosos
Crans-Montana, um dos locais mais exclusivos da Suíça, é famosa pelo sol durante todo o ano, graças à sua localização em um planalto voltado para o sul, no Vale do Ródano.
A região, a 1.500 metros acima do nível do mar, oferece vistas alpinas deslumbrantes que se estendem do Matterhorn ao Mont Blanc, um dos picos mais altos da Europa.
Os turistas são atraídos pelo seu glamour discreto, com lojas de grife e restaurantes sofisticados, além de extensas pistas de esqui e uma animada vida noturna pós-esqui.
Com uma pequena população de cerca de 15 mil habitantes, a região é conhecida por sua comunidade unida e por ser um local discreto onde celebridades praticam esqui, jogam golfe e desfrutam de bons restaurantes.
(*) Com informações da assessoria
