Centenas de imigrantes venezuelanos ocuparam avenidas de Santiago, no Chile, neste sábado (3), em atos de celebração após a confirmação da captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. As manifestações ocorreram poucas horas depois da divulgação de uma operação militar conduzida pelos Estados Unidos em território venezuelano, que resultou na detenção de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.
Com bandeiras da Venezuela, camisetas nas cores nacionais e palavras de ordem contra o chavismo, os manifestantes celebraram o desfecho da ação e o fim do governo de Maduro, segundo os participantes.
Durante os protestos, também foram ouvidos gritos de agradecimento ao Chile, país que abriga uma das maiores comunidades venezuelanas fora da Venezuela e que se consolidou, nos últimos anos, como um dos principais destinos de opositores ao regime chavista.
VÍDEO:
Operação teve aval dos Estados Unidos
De acordo com informações divulgadas por autoridades norte-americanas, a operação militar teria sido previamente autorizada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Após a captura, o líder venezuelano teria sido transferido para custódia norte-americana, onde deverá responder a processos judiciais.
Leia mais: Governo brasileiro faz reunião de emergência após invasão dos EUA à Venezuela
Nicolás Maduro será julgado em Nova York por narcoterrorismo
Vídeo mostra veículos carbonizados após ataque dos EUA na Venezuela
